http://www.ausairpower.net/S-300PMU-Battery-LL.gif

Entrega de mísseis russos ao Irão dependerá da evolução da situação internacional

Fonte: AFP - Via Ultima Hora Portugal

Um alto responsável russo declarou hoje que a entrega de mísseis terra-ar russos S-300 ao Irão, destinados a proteger locais sensíveis, dependeria da “evolução da situação internacional”.

“A execução do contrato dependerá muito da evolução da situação internacional e das decisões dos dirigentes do país”, afirmou esta fonte bem colocada do serviço federal russo de cooperação técnico-militar, citada pelas agências Interfax e RIA Novosti, sob anonimato. E acrescentou: “Não há data para a entrega” dos S-300.

Em 10 de Março último, uma fonte “bem informada”, citada pela Interfax, tinha já declarado que Moscovo poderia adiar, sem definir data, a execução do contrato.

Os Estados Unidos e Israel, que não excluem raides aéreos contra o complexo militar iraniano, para impedir Teerão de aceder a armamento atómico, olham para estas entregas com apreensão. As declarações deste alto responsável russo surgem numa altura em que as relações entre Washington e Moscovo dão sinais de desanuviamento desde a chegada de Barack Obama à Casa Branca.

Obama associou claramente o projecto de escudo anti-míssil americano a ser instalado na Europa, e ao qual Moscovo se opõe, ao futuro do programa nuclear iraniano. A imprensa russa notava recentemente que um adiamento das entregas dos mísseis S-3000 seria interpretado como um gesto de Moscovo.