4 de Julho de 1989 um MiG-23 "deserta" para a Europa Ocidental
By Vinna

Em 4 de Julho de 1989 o sistema de defesa aéreo da OTAN foi colocado em estado de alerta geral. Dois caças F-15 que ficavam em “alerta zulu” na Republica Federal da Alemanha decolaram para interceptar um caça Mig-23 em voo. A Aeronave de caça com insígnias sovieticas vinha do espaço aéreo da Republica Democrática da Alemanha e a princípio ao contatarem que o avião não portava misseis nem respondia aos contatos de rádio, imaginaram que seria um piloto desertor. Ocorre que para surpresa dos pilotos do F-15 americanos que conduziram a interceptação ao olharem o cockpit, verificam que o caça sovietico não tinha piloto.


A OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte através de seu secretário geral a época Manfred WOERNER fez um protesto formal ao comandante geral das forças Aéreas Soviéticas General Vladimir SHTEPA. Posteriormente o Governo Belga fêz a protesto formal à União Soviética a respeito da falta da notificação acerca do avião e os riscos deste a população civil. O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Bélgica Mark Eyskens que formalizou o reclame nunca obteve uma resposta formal inclusive se a aeronave carregava consigo armas nucleares ou quimicas. Por fim o assunto foi esquecido.
O que ocorreu ?
Cerca de uma hora antes a aeronave o MiG-23 conduzido pelo Coronel Shkodra (pronuncia-se Skurigin) descolou para um voo de treinamento na manhã de 4 de Julho de 1989 da base aérea soviética perto de Kołobrzeg, Polonia (proxima ao mar baltico). Já durante a decolagem quando a aeronave encontrava-se auma altitude de aproximadamente 130/150 metros o sistema do avião acusou falha eletrica e pane no motor com parada eminente. De pronto o Coronel Skurigin preferiu não se expor e optou por ejetar (o MiG-23 era conhecido por ter problemas com o sistema de enflechamento das asas móveis e dos seus assentos ejetaveis).

Ocorre que após a ejeção o piloto automático do avião acelerou o avião, controlando-o do stall e o conduziu a um voo em autitude de cruzeiro rumo ao Ocidente, desde a Polônia, Alemanha (onde cruzou a fronteira entre as duas alemanhas RFA e RDA em plena a Guerra Fria), depois Holanda e finalmente Bélgica.

A densidade populacional das áreas ocidentais sobrevoadas pelo MiG-23 sem piloto é que impossibilitaram o abate deste por caças da OTAN. O certo é que este seria abatido quando estivesse sobre o mar, sobrevoando o canal da mancha (no caso isso seria efetivado muito provavelmente por caças Mirage 2000 da França).
0 Comentários