Assinatura dos contratos contou com a participação do ministro Nelson Jobim

Aberta a maior feira de aviação e defesa da América Latina

Redação Agora Vale

Foi aberta nesta terça-feira, 14, no Rio de Janeiro, a Latin American Aeroespace & Defense (LAAD 2009), a maior feira de aviação e defesa da América Latina.

O evento, que prossegue até esta sexta-feira, 17, acontece a cada dois anos e já está na 12ª edição, apresentando o que há de melhor no setor.

Durante o primeiro dia da feira, um dos destaques foi a assinatura de contratos entre a Embraer, que participa como expositora no evento, e a Marinha do Brasil, para a recuperação de nove unidades AF-1 (monoposto) e três AF-1A (biposto), e para o fornecimento de aeronaves KC 390 à Força Aérea Brasileira.

Participaram do ato o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura, o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, e o diretor-presidente da empresa, Frederico Fleury Curado.

Segundo informou a Embraer, o programa é o primeiro de grande porte entre a empresa e a Marinha, objetivando a atualização tecnológica das 12 aeronaves.

“A Embraer se sente honrada com a confiança da Marinha do Brasil na realização desse importante contrato e a acolhe com entusiasmo no grupo de clientes de defesa, que reúne mais de 20 forças
armadas ao redor do mundo”, afirmou Curado.

Os 12 aviões que serão modernizados são conhecidos mundialmente como A-4 Skyhawk. A modernização restabelecerá a plena capacidade operacional do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque da Marinha.


Acima, estande da Embraer na LAAD 2009; nas demais imagens, aeronaves produzidas por outras empresas
Atividades da feira

A LAAD 2009 conta com a participação de cerca de 300 expositores, representando aproximadamente 30 países.

Um dos destaques da edição deste ano, que supera em 15% a realizada em 2007, é a realização do II Seminário de Defesa, que discute temas ligados à defesa e organização, em paralelo à feira.