http://kalaniosullivan.com/OsanAB/Pics/F-16_Fighting_Falcon.jpg

Cai um F-16 Sul coreano no mar amarelo

By Vinna – Com informações do site DongA.com

Caça F-16 da Coréia do Sul caiu no mar amarelo a aproximadamente 40 quilômetros ao oeste do condado de Taean, província sul de Chungcheong dia 31/3/2009. Os dois pilotos ejetaram com segurança.

O piloto e seu copiloto ejetaram em segurança e foram salvados por um helicóptero da força aérea. Ambos estão recolhidos no hospital militar em Cheongju, província sul de Chungcheong. Antes da queda segundo os pilotos o avião emitiu um ruído elétrico o que pode ter motivado a queda da aeronave.

A imagem “http://kalaniosullivan.com/KunsanAB/8thFW/Pics/F16C86029729Jan89.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Em julho 2007, um jato F-16 da Força Aérea Sul coreana também teve problemas em seus motores e caiu na mesma área (oeste do condado de Taean) em uma missão de voo noturno. Neste caso os dois pilotos a bordo morreram. A investigação que se seguiu ao acidente detectou que a pane elétrica foi motivado por sérios problemas de manutenção e levou a parada do motor.

A Força Aérea Sul Coreana possuía 140 caças F-16 até 2000, incluindo 12 F-16s comprados dos Estados Unidos em 1995 como parte do programa de caças da Coreia. Cada aeronave custou aproximadamente 43 milhões de dólares.

Como de costume a Força Aérea Sul Coreana suspendeu todos os vôos de sua frota de F-16 até que se apurem as causas do acidente.