China rouba descaradamente a tecnologia de avião de combate da Rússia

Fonte: Pravda.Ru - Por: Sergei Balmasov – Adaptado By Vinna

China termina os testes de voo de seu novo caça. Os coordenadores de projeto dizem que o J-11BS representa o ingresso da China na quarta geração de caças. Os peritos extrangeiros dizem que os chineses realmente furtaram a tecnologia do avião de combate de Rússia Su-27/30. O caça chinês J-11BS foi revelado em 10 abril último. E o seu desenvolvimento deverá ser completado ate o final deste ano. A produção de série deve ser iniciada em 2010. A equipe de projetos Chineses não ofereceram qualquer informação adicional.

O J-11BS é uma modificação biplace do do J-11B, que ao aparecer em China gerou um escândalo internacional. A China havia adquirido um lote de caças Su-27 da Rússia em 1992. O país disse mais tarde que gostaria de construir seus próprios caças sob licença dos russos. Rússia então autorizou a construção licenciada de um número limitado da versão biplace do Su-30 MKK. A construção das aeronaves licenciadas se deu na fabrica chinesa da Shenyang, tendo o “prototipo” descolado em 1998 - O caça J-11original era realmente um produto licenciado.

Posteriormente seis anos mais tarde (2004) os Chineses anunciaram que o número de aviões de combate licenciados era insatisfatório para cobrir as necessidades de defesa do país. A alegaçao serviu de justificativa para os Chinses adicinassem imediatamente 95 caças J-11 ao seu arsenal. Eram COPIAS chinesas do Su-27/30 fabricadas no país a revelia dos Russos.

Motor do caça J-11 manufaturado pela AVIC

Entretanto, China mostra-se até agora incapaz de desenvolver a produção seriada dos motores a jato do avião. Os Chineses continuam adquirindo os motores dos Russos já que a cópia chinesa do motor tem apresentado problemas sérios de confiabilidade. (Nota: Além disso a produção é insuficiente para atender o fluxo de produção dos caças J-10 e J-11 que usam os mesmos motores). Em fevereiro 2007, China apresentou J-11B, que segundo analistas americanos tem uma semelhança sem precedentes com os caças da familia Sukhoi Su-27/30 de ultimas versões.


A China está trabalhando atualmente na versão multifuncional baseada nos caças Su-27/30 (J-11BS). Para isso o país usa o conhecimento adquirido montagem dos caça russos Su-27 e das cópias chinesas não licenciadas. Em consequencia a Russia recusou a venda aos Chineses da versão avançada do Su-33 baseado em Porta Aviões a China em 2008.