A Força Aérea Indiana afirma que o Rafale ainda está no certame de caças

Por Siva Govindasamy - Flight internacional – Tradução By Vinna

A Força Aérea Indiana negou as informações divulgadas por vários meios de comunicação na semana passada de que o caça Francês Dassault Rafale estivesse eliminado da sua competição de caças multifuncionais.


“Nós ainda não eliminamos ninguém da competição do MMRCA”, disse um porta-voz da IAF, que confirmou que a Força ainda está avaliando os concorrentes. “Os testes ainda não foram concluídos. As avaliações técnicas acabaram de ser feitas e os voos de testes estão programados para começar no próximo mês. Todos estão na competição.”

Na semana passada, diversos jornais indianos afirmaram que o Rafale estava eliminado do certame licitatório por falha na avaliação técnica. Quando contatado, Dassault não quis se pronunciar imediatamente e posteriormente disse que aguardaria a confirmação via embaixada francesa na Índia através de um comunicado formal (governo a governo), entretanto tal formalização não ocorreu.

O Rafale não foi trazido à mostra Aero de India 2009 em Bangalore em fevereiro, e isso de imediato gerou à especulação que havia a possibilidade de eliminação do MMRCA (FX-Indiano). Um oficial francês graduado, entretanto, justificou a ausência da aeronave na Aero de India 2009 em razão das exigências operacionais do modelo nas operações da OTAN em Afeganistão.

O Rafale e cinco outros competidores disputam a bilionária licitação de caças da Força Aérea Indiana. O valor do contrato gira em torno dos 10-12 bilhões de dólares e o Rafale disputa com o Boeing F/A-18E/F, o Eurofighter, o F-16 da Lockheed Martin, o RSK MiG-35, e o Saab Gripen. O certame dos caças indianos deverá começar a fase dos testes de voo (assim ccomo a da FAB) em maio.

Não é a primeira vez que é divulgada com amplitude a desclassificação de um competidor do MMRCA da Índia anteriormente a “vitima” destas especulações foi o caça Gripen.

A Índia pretende comprar 126 aviões nesta licitação. Sendo que somente 18 serão comprados do país de origem os demais (108) serão produzidos no país pela Hindustan Aeronáutica no país. Há a possibilidade de compra de mais 64 aeronaves que substituiriam as versões do MiG-21 na IAF.