Parlamento da Rússia aprova mudança nas cores da estrela vermelha da Força Aérea da Rússia


Quebrando uma tradição de mais de 90 anos, o Parlamento da Rússia aprovou por 389 votos a dois, a troca da cor da lendária e mítica estrela vermelha, utilizada em todos os aviões da força aérea, por uma estrela similar, mas nas cores vermelha, branca e azul, remetendo à bandeira nacional. Entretanto, apesar de ter sido um sucesso de votação no Parlamento, parece que a nova idéia agradou somente os políticos, como a reportagem de ASAS averiguou, com um especialista local declarando que não seria exagero dizer que 90% da população é contra a decisão, para não se falar dos próprios militares, onde a “troca” gerou um enorme repúdio.

Antiga estrela Vermelha

Assim, apesar da aprovação no Parlamento, muitos questionam se a medida vai ser de fato implementada. Se isto ocorrer, porém, com certeza não será de imediato, mas talvez no segundo semestre deste ano. A estrela vermelha foi adotada em 1917 após a Revolução de Outubro, e apesar de sua ligação ao antigo regime comunista, “sobreviveu” à queda deste, no final de 1991.

Nota: Eu particularmente não gostei. Acho que a nova marcação deixa de ter a imponência e é claro o valor histórico (e até mítico) que a grande estrela vermelha provocava ao mostrar-se na deriva do avião. Acho que ficou ate meio rosado... E você o que acha? Comente aqui...