Ministro sueco da Defesa vem ao Brasil para promover caça Gripen

Fonte: AFP

O ministro sueco da Defesa, Sten Tolgfors, viaja domingo ao Brasil para promover o caça Gripen, da Saab, no contexto de uma licitação da Força Aérea Brasileira (FAB), avaliada em dois bilhões de dólares.

Tolgfors estará até quarta-feira no Rio, onde participará de um salão internacional aeronáutico. Ele também deve se reunir com seu colega brasileiro, Nelson Jobim, segundo um comunicado de seu ministério publicado neste sábado.

O Gripen NG (Nova Geração) da Saab está em concorrência com o F-18 Hornet, do americano Boeing, e com o Rafale, do francês Dassault Aviation. A FAB quer comprar 36 aparelhos para substituir seus Mirage-III, em serviço há 32 anos.

O Sukhoi russo, o F-16 do americano Lockheed Martin e o Typhoon do consórcio europeu Eurofighter foram descartados da licitação em outubro.

A longo prazo, o Brasil pretende encomendar 120 a 150 aparelhos para modernizar sua frota, que tem 12 Mirage-2000 da Dassault (acionista minoritário da Embraer) e 57 F-5 do americano Northrop.

Por ocasião da visita, no fim de dezembro, do presidente francês Nicolas Sarkozy, o Brasil assinou com a França contratos para a compra de helicópteros e de submarinos, por um total de seis bilhões de euros.