Rolls-Royce assina contrato MissionCareTM de US$106 milhões para suporte de motores dos KC-130J dos fuzileiros americanos

Portal Fator

A Rolls-Royce acaba de anunciar a assinatura de um contrato MissionCareTM de US$106 milhões com o Comando Naval de Sistemas Aéreos dos Estados Únicos (NAVAIR), para fornecer suporte às aeronaves de reabastecimento KC-130J, impulsionadas por motores Rolls-Royce AE 2100D3, utilizadas pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC, United States Marine Corps). O contrato cobre um ano base mais três anos opcional, e é o segundo contrato de suporte para o AE 2100D3 que a Rolls-Royce recebe este ano.

Dennis Jarvi, presidente de Defesa Norte-Americana da Rolls-Royce, declarou: “A Rolls-Royce tem fornecido serviços de suporte para o programa KC-130J do USMC desde 2003, e estamos satisfeitos de expandir esse longo relacionamento. O MissionCare resultará em maior prontidão para as missões, com custos mais previsíveis parra o USMC, suportando o sistema de propulsão ao longo da totalidade de seu ciclo de vida.”

O MissionCare é um amplo programa de serviços para motores, otimizado para atender os clientes militares da Rolls-Royce. O contrato MissionCare dos KC-130J é na verdade do tipo “potência por hora” — uma única rubrica de contrato é utilizada para pagar um preço fixo baseado nas horas voadas. O desempenho de contrato é medido quase que exclusivamente em relação o padrão de desempenho em termos de disponibilidade de motores da frota.

Sob os termos do acordo, que é administrado pelo NAVAIR no Naval Air Test Center, em Patuxent River, Maryland, a Rolls-Royce fornecerá gerenciamento de motores, suporte, identificação de problemas, suprimento de peças e apoio logístico para a aeronave, que opera em três bases aéreas dos fuzileiros: Miramar (Califórnia), Cherry Point (Carolina do Norte) e Okinawa (Japão).

Perfil: . O AE2100D3 é um motor turboélice leve e modular, com potência de 4.600 shp. A linha de motores de “núcleo comum” AE é produzida pela Rolls-Royce e fabricada em Indianápolis (Indiana). Juntamente com o AE 3007 e o AE1107C-Liberty, essa linha de comprovados motores já totalizou mais de 21 milhões de horas de serviço.

A Rolls-Royce tem acordos de serviço com todos os ramos das Forças Armadas americanas, incluindo a Força Aérea, os Fuzileiros, o Exército e a Marinha, além da Guarda Costeira.

O C-130 tem sido a principal aeronave de transporte tático e missões especiais do Departamento de Defesa dos Estados Unidos desde 1956, impulsionada por motores Rolls-Royce T56. A versão “J” do avião, impulsionada por motores AE2100D3, dá prosseguimento a esse legado.

A Rolls-Royce, um dos líderes mundiais no fornecimento de sistemas de energia e serviços para uso em terra, no mar e no ar, estabeleceu posições fortes em quatro mercados globais — aeroespacial civil, aeroespacial militar, marítimo e de energia.

A empresa tem uma ampla base de clientes que inclui mais de 600 companhias aéreas, 4.000 operadores corporativos e governamentais de aviões e helicópteros, 160 forças armadas, mais de 2.000 clientes no setor marítimo, incluindo 70 marinhas de guerra, e clientes de energia em aproximadamente 120 países. Com instalações em 50 países, a Rolls-Royce emprega 39.000 funcionários em todo o mundo, e tem negócios sediados no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Escandinávia e China. A presença global permite ao Grupo acesso a oportunidades internacionais de crescimento de longo prazo, com sua tecnologia, presença, parcerias e pessoal.

Em 2008, a Rolls-Royce e seus parceiros investiram mais de £800 milhões em pesquisa e desenvolvimento, e dois terços desse total têm o objetivo de melhorar ainda mais o aspecto ambiental de seus produtos. A principal área de investimento em tecnologia objetiva reduzir a emissão de ruídos e gases.

A Rolls-Royce tem uma longa história com as forças armadas brasileiras. A frota da Força Aérea Brasileira inclui: Hercules C-130s impulsionados pelo motor T56, caças AMX e treinadores Xavante. Todos possuem equipamento e tecnologia Rolls-Royce.

A Marinha do Brasil opera uma frota de helicópteros que inclui o Navy Lynx, impulsionado pelo Gem, e o motor Model 250 impulsiona aeronaves Bell e Eurocopter.

Separadamente, mais de 900 aeronaves impulsionadas pelo Rolls-Royce Model 250 e 14 helicópteros Lynx impulsionados pelo Gem estão operando na América do Sul atualmente, com aproximadamente 700 motores Model 250 em operação no Brasil. A cidade de São Paulo tem o segundo maior mercado de operação de helicópteros do mundo.

Atualmente, os motores Rolls-Royce estão presentes principalmente em helicópteros Bell, embora possam ser encontrados em helicópteros Sikorsky operando em transporte de pessoal em serviços de exploração de petróleo “offshore”, Agusta, e em alguns modelos antigos da Eurocopter, produzidos localmente pela Helibras.

Em janeiro de 2008 a Rolls-Royce certificou um novo motor para helicópteros, o RR300, que representa mais uma alternativa potente e confiável a um preço competitivo. O lançamento do helicóptero Robinson R66, equipado com o RR300, representará, a médio prazo, uma excelente opção para o mercado da América do Sul.