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Sob chuva, Sebastian Vettel dominou o GP com a RBR

Com muita chuva na China, Vettel vence a segunda corrida da carreira

Alemão lidera dobradinha da RBR; Brawn GP não é páreo para a rival e fica em terceiro, com Button, e quarto, com Barrichello

GLOBOESPORTE.COM Xangai, China

Com um excepcional desempenho na pista molhada, Sebastian Vettel dominou o GP da China e conseguiu a segunda vitória de sua carreira na Fórmula 1. De quebra, o alemão ainda colocou a RBR no rol das equipes com triunfos e liderou a dobradinha com Mark Webber na segunda posição. A Brawn GP não foi páreo para o time austríaco e terminou a prova em terceiro, com Jenson Button, e quarto, com Rubens Barrichello.

As condições da vitória de Vettel se assemelharam muito às de sua primeira, no ano passado, na Itália. Na época, o alemão corria na STR e a prova também teve muita chuva. Ele dominou a corrida desde o início e sequer foi ameaçado na prova em Monza. Em ambas as ocasiões, o piloto marcou a pole position e teve muita facilidade durante a prova.

A Ferrari, mais uma vez, decepcionou. A equipe não marcou pontos de novo, seu pior início de campeonato desde 1981, quando Gilles Villeneuve e Didier Pironi abandonaram as três primeiras corridas. Felipe Massa estava em terceiro lugar, quando seu motor apagou na reta oposta por causa de um problema eletrônico. Ele foi forçado a abandonar na 20ª volta. Kimi Raikkonen, seu companheiro, ficou em décimo, mas foi ultrapassado seis vezes (quatro por Lewis Hamilton) durante a corrida em Xangai.

Heikki Kovalainen, que não tinha completado sequer uma volta na temporada, fez uma corrida regular e conseguiu a quinta posição, um posto à frente de Lewis Hamilton, seu companheiro na McLaren. O inglês, atual campeão do mundo, cometeu vários erros e foi superado pelo finlandês em uma destas falhas.

Timo Glock, que perdeu cinco posições no grid por trocar o câmbio e optou por largar dos boxes, ficou em sétimo lugar com a Toyota. O alemão teve algumas rodadas durante a corrida, precisou colocar uma asa dianteira nova, mas acabou beneficiado pelo acidente do compatriota Adrian Sutil, da Force India, a seis voltas do fim, quando estava em sexto.

Sebastien Buemi, da STR, completou a lista de pilotos na zona de pontuação. O suíço chegou a andar na quarta posição, mas cometeu um erro primário durante a segunda entrada do safety car, por causa do acidente entre Jarno Trulli, da Toyota, e Robert Kubica, da BMW Sauber. Ele acertou o pneu traseiro direito do líder Sebastian Vettel e precisou trocar o bico, perdendo muitas posições.

A quarta etapa do Mundial de Fórmula 1 será o GP do Bahrein, no próximo fim de semana. Jenson Button, da Brawn GP, continua na liderança do campeonato, com 21 pontos, seis à frente do companheiro Rubens Barrichello. O alemão Sebastian Vettel, vencedor na China, assumiu o terceiro posto, com dez, empatado com o compatriota Timo Glock, mas ganhando nos critérios de desempate.

Safety car foi o astro das primeiras voltas na China

Com a chuva forte que começou a cair antes dos preparativos para o grid, a corrida começou com o safety car na pista, por motivos de segurança. Ele ficou por oito voltas na frente do pelotão, enquanto os pilotos das posições intermediárias reclamavam bastante de poças d'água no asfalto e do forte spray vindo dos carros da frente.

Este início foi uma notícia ruim para Fernando Alonso, que largava em segundo após se classificar com pouquíssima carga de combustível. Com a estratégia estragada, a Renault optou por trazer o espanhol aos boxes no fim da entrada do safety car. Quando a corrida finalmente começou, a RBR já tinha seus dois pilotos nas duas primeiras posições, com Vettel em primeiro e Webber em segundo.

Na largada em movimento, Vettel e Webber mantiveram a ponta, mas Barrichello caiu para quarto na 10ª volta, ao escapar na última curva. Com isso, Jenson Button assumiria o terceiro lugar. Na hora dos pit stops programados, quatro passagens depois, o alemão da RBR tinha uma vantagem de seis segundos para o companheiro e de 14 para o inglês da Brawn GP.

Os carros da Brawn GP tinham mais combustível que os da RBR, mas não tiveram ritmo para capitalizar com a segunda entrada do safety car, na 18ª volta, por causa do acidente entre Robert Kubica, da BMW Sauber, e Jarno Trulli, da Toyota. O polonês atropelou o italiano, que teve de abandonar a prova com a asa traseira danificada. Ele continuou, mas teve problemas com a parte dianteira de seu BMW, que parecia solta.

Durante o safety car, Vettel tomou um susto quando Buemi acertou seu pneu traseiro direito. O carro da RBR escapou sem arranhões, enquanto o suíço da STR teve de trocar a asa dianteira. Na relargada, Button se manteve entre as duas RBR após seu pit stop, mas não acompanhou o ritmo do líder da corrida. Então, Webber começou a pressionar o líder do campeonato e conseguiu a ultrapassagem na 28ª volta.

O australiano ainda cometeu um erro três voltas depois e perdeu a posição novamente, mas a recuperou em seguida, por fora, na curva 7. Vettel, na liderança, fez sua última parada cinco voltas antes de Button e voltou logo atrás da Brawn. O alemão ultrapassou o rival com facilidade no hairpin, durante a 40ª volta.

Após sua segunda parada, Button manteve a terceira posição, enquanto Barrichello marcava a melhor volta com a pista secando. Após o pit stop, o brasileiro se estabilizou na quarta posição, apesar da pressão final feita por Heikki Kovalainen, da McLaren.

Para a segurança dos pilotos, largada teve o safety car

Um banho da Red Bull

Blog do Teo José

A chuva apareceu mais uma vez e lavou o favoritismo da BrawnGP. A Red Bull mostrou um carro voador com água, um submarino com um super turbo. Em momento algum teve sua vitória ameaçada. Fez mais: dobradinha com Sebastian Vettel e Mark Webber. A primeira Brawn, com Jenson Button, foi terceira -- quase 45 segundos atrás do vencedor. Rubens Barrichello, com uma corrida muito inconstante, fez a melhor volta da prova, mas nunca teve um ritmo forte. Foi o quarto. Não sei o que rolou, estou bem curioso para ouvir as explicações. O que vi me decepcionou muito. Ele terminou 17s7 atrás do seu companheiro. Vou aguardar e voltamos a este assunto.

A Ferrari continua seu calvário. Kimi Räikkönen, no começo da prova, reclamava de seu motor. E foi o mesmo equipamento que dexou Felipe na mão, com problemas eletronicos. Vai saber... Um carro quase novo está sendo preparado. Esta é a única esperança, porque o time italiano está distante de ser competitivo. Os carros estão um desastre.

A McLaren melhorou, mas ainda está longe de lutar pelo título. Lewis Hamilton tentou levar no braço, cometeu muitos erros. Uma das piores corridas do inglês, que foi até superado por seu apagado companheiro Heikki Kövalainen.

A Renault teve alguns poucos momentos com Fernando Alonso, que também tentou superar as deficiências no braço e cometeu erros. Nelsinho Piquet, com estas táticas erradas de sair carregado de combustivel, o carro bem pesado (só falta colocar mala, bicicleta, cachorro e tudo mais - de tanto que era o peso), errou muito. Mesmo se tivesse feito uma corrida perfeita, não marcaria pontos.

A Red Bull cresce e tirou muito a vantagem da BrawnGP. Até acho que no seco a Brawn tinha boas possibilidades de vencer, mas não seria fácil. O dominio da Brawn está se complicando e a categoria ganha com isto. Um campeonato bem interessante, mais do que foi o GP da China.

Valeu! Neste sábado tivemos mais de 56 mil visitas aqui em nosso espaço.

Agora é com vocês.

Confira como ficou a disputa no circuito de Xangai:

1. Sebastian Vettel - Red Bull, em 1h57:43.485
2. Mark Webber - Red Bull
3. Jenson Button - BrawnGP
4. Rubens Barrichello - BrawnGP
5. Heikki Kövalainen - McLaren
6. Lewis Hamilton - McLaren
7. Timo Glock - Toyota
8. Sébastien Buemi - Toro Rosso
9. Fernando Alonso - Renault
10. Nick Heidfeld - BMW
11. Sébastien Bourdais - Toro Rosso
12. Kimi Räikkönen - Ferrari
13. Robert Kubica - BMW
14. Giancarlo Fisichella - Force India
15. Nico Rosberg - Williams
16. Nelsinho Piquet - Renault

Abandonaram:

Adrian Sutil - Force India
Kazuki Nakajima - Williams
Felipe Massa - Ferrari
Jarno Trulli - Toyota

Veja a classificação do campeonato:

1. Jenson Button - 21 pontos
2. Rubens Barrichello - 15
3. Timo Glock - 10
4. Sebastian Vettel - 10
5. Mark Webber - 9,5
6. Jarno Trulli - 8,5
7. Fernando Alonso - 4
8. Nick Heidfeld - 4
9. Lewis Hamilton - 4
10. Heikki Kövalainen - 4
11. Nico Rosberg - 3,5
12. Sébastien Buemi - 3
13. Sébastien Bourdais - 1



Barrichello erra e Button passa

Barrichello erra e Button passa


Brasileiro revela problema de freio que atrapalhou sua corrida neste domingo

uol

Rubens Barrichello revelou neste domingo ter enfrentado problemas de freio no GP da China, em Xangai.

Barrichello não pôde acompanhar o ritmo de seu companheiro Jenson Button, terceiro colocado, e recebeu a bandeirada em quarto lugar. O brasileiro perdeu posição para o inglês na 11ª volta e não conseguiu mais ameaçá-lo.

O veterano até fez uma comparação: "Com um freio não funcionando, me senti um cachorro de três patinhas".

"Após 20 voltas, a roda traseira não freava. Três discos brecavam, mas um não. Foi uma nova experiência: passei todo o freio para trás e começava a brecar no meio da reta para aquecer."

"Com isso, o ritmo foi embora, o carro chicoteava e o Button passou. Só voltou ao normal no pit stop, mas já era tarde."

Segundo o brasileiro, o problema não vem de agora: "Tive problemas de freio nas três corridas. Temos de tentar novas estratégias, andar com o freio mais quente ou o balanceamento diferente. Se fosse no seco, teria uma prova boa".

A Brawn não colocou novos pneus para chuva no carro de Barrichello no segundo e último pit stop, uma aposta que não funcionou, pois começou a chover intensamente de novo.

"Não troquei os pneus, mas, quando faltavam cinco voltas para o fim, caiu um pé d'água e aquaplanei. Foi uma corrida de altos e baixos", disse.

O vice-líder do campeonato, seis pontos atrás de Button, já encara a Red Bull, que fez dobradinha em Xangai, como real ameaça.

"Temos de trabalhar bem para não deixar a Red Bull ganhar. O GP do Bahrein será mais disputado e requer um maior equilíbrio aerodinâmico, então espero voltar a ser a força A", afirmou.

Barrichello foi ainda o dono da volta mais rápida da prova.

Veja a melhores momentos da corrida aqui