IAF pratica combate aéreo entre os MiG-29 e F-16

By Vinna com informações do Jerusalem Post


Pilotos de teste da Força Aérea de Israel - IAF - Israel Air Force, conduzindo caças MiG-29 efetuaram treinamento de combate aéreo contra esquadrões de caça F-16 da Força Aérea Israelense segundo informações desta noite de quarta-feira.

O MiG-29, desenvolvido pelos soviéticos nos anos 70, é um dos melhores aviões de combate usados por países orientais e árabes, assim como por Siria e Irã. Foi desenvolvido para se opor aos jatos americanos F-16 e F-18.

Os jatos foram cedidos a Israel por um país estrangeiro anônimo. A idéia é propiciar aos pilotos da IAF experiência significativa de é voar contra uma caças MiG simulando uma Força Aérea estrangeira. Foram utilizados pelo menos dez pilotos de teste (10 MiG-29?). O treinamento de cada um dos pilotos teve um custo aproximado de um milhão dólares, mas a experiência inferiu aos pilotos, é uma experiência “impagável” afirmou um oficial da IAF

“Você voa em determinados lugares em condições nunca antes tentadas,” disse um piloto de teste. “Certa vez uma vez, uma parte da fuselagem do caça quebrou durante o exercício mas o piloto não perdeu o controle e conseguiu aterrar o avião em segurança.”


This F-16 IAF jet is seen...

This F-16 IAF jet is seen during an experiment where it is armed to its maximum capacity.

Photo: Channel 2

Em um dos exercícios mais comuns incluiu o F-16 em configuração máxima de combate ou como chamou o piloto “vôo em uma formação pesada”. A prática serviu para dar ao piloto a experiência necessária em combate e medir a capacidade do caça quando carregado com a quantidade máxima de armamentos.

Um jato armado assim pôde ser usado em uma manobra internacional. Os pilotos entrevistados não nomearam que países estrangeiros que poderiam ser os alvos de tais manobras, mas é desnecessário dizer que o alvo principal de uma missão tão ambiciosa seria instalações nucleares Iranianas.