Foto: Divulgação
AeroLula está em manutenção em oficina da TAM em São Carlos

O Dia

Nem o avião do presidente Lula escapou. O Airbus A319CJ, conhecido como AeroLula, que transporta o presidente e a delegação brasileira em viagens de longa distância, recebeu, 45 dias antes da tragégia com o voo 447, um comunicado do fabricante para que os sensores de velocidade (pitots) fossem substituídos. O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou que a recomendação tinha objetivo de “melhorar a eficiência do equipamento na indicação de velocidade em condições de gelo”. A falha nesses sensores é, até o momento, uma das hipóteses para a queda do Airbus A330.

O reparo ainda não foi feito, e a Aeronáutica está avaliando se troca o pitot do Aerolula. A demora da Air France para substituir os sensores de velocidade de seus Airbus A330, como foi recomendado pelo fabricante, começa a causar problemas à companhia. O Sindicato de pilotos da Air France pediu aos integrantes da categoria que não voem em unidades cujos equipamentos de medição de velocidade do ar não tenham sido substituídos.

“Queremos proteger nossas tripulações e nossos passageiros. Por isso não podemos esperar esse prazo”, afirmou o líder sindical Christiphe Presentier.

A recomendação é para que os pilotos não assumam o comando de aeronaves que não tenham pelo menos dois sensores substituídos. O Airbus A330-200, modelo do acidente, tem três pares de sensores. Um comunicado interno da Air France confirma, segundo a Agência France Press, que “um número significativo de incidentes” com os medidores de velocidade foi registrado nos A330 da companhia.

Pilotos de Airbus consultados pelo site especializado em aviação Eurocockpit afirmaram que as mensagens enviadas pelo Airbus, avisando sobre panes elétricas e falhas na aeronave, são condizentes com casos de falha de dois dos sensores de velocidade do ar.

As suspeitas de especialistas em aviação são de que, com as informações erradas sobre velocidade, piloto e copiloto podem ter sido induzidos a adotar um procedimento errado em relação à velocidade do avião. Se a velocidade for reduzida excessivamente, a aeronave perde sustentação e cai. Caso esteja voando rápido demais, o Airbus pode se desintegrar em pleno voo.



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Avião de Lula está em manutenção, e FAB estuda mudar medidor de velocidade
'Aerolula' é um Airbus 319, do mesmo fabricante da aeronave que caiu.
Segundo FAB, manutenção é rotineira e não tem relação com acidente.

Do G1, em São Paulo

O Airbus presidencial 319, apelidado de 'Aerolula', está em manutenção em São Carlos (SP), e a Força Aérea Brasileira (FAB) estuda mudanças no indicador de velocidade da aeronave.

O avião é do mesmo fabricante da aeronave da Air France, que se acidentou na semana passada.

A Air France informou no fim de semana que estava acelerando a substituição dos sensores de velocidade de seus aviões antes do acidente, após ter verificado um congelamento da peça pela primeira vez em maio de 2008 e não ter chegado a um acordo com a Airbus sobre como agir para resolver o problema. Uma das hipóteses do acidente é a leitura incorreta da velocidade do aparelho.

Segundo a Aeronáutica, o Airbus presidencial tem "uma série de modificações para a missão que realiza e não pode ser comparada com modelos comerciais".

Um documento teria sido enviado pela Airbus em abril, por meio da TAM - que faz a manutenção dos equipamentos -, sugerindo a incorporação de aparelho para indicação de velocidade em condições de gelo.

"A referida diretiva técnica é 'recomendada' e não 'obrigatória'. Neste momento, a FAB avalia tecnicamente a necessidade de adotar a alteração recomendada", diz a Aeronáutica em nota.

A manutenção pela qual passa o 'Aerolula' é de "rotina", destacou a assessoria de imprensa da FAB.

"Atualmente, a aeronave presidencial encontra-se em revisão programada em São Carlos, no Centro de Manutenção da TAM, empresa contratada, de acordo com o Plano de Manutenção da Aeronave (MPD). Cabe ressaltar que esta revisão programada não tem nenhum tipo de relação com o acidente ocorrido recentemente com o Airbus A330 da Air France."

Panes

O Aerolula registrou pelo menos duas panes desde o fim do ano passado. Em março, após encontro com o presidente Barack Obama, o avião teve problema na porta e Lula precisou viajar em aeronave reserva.

Em outubro do ano passado, a aeronave registrou uma pane elétrica no painel e o Airbus precisou pousar minutos após a decolagem.



"ESCLARECIMENTO – 08/06/09
AVIÃO DA FAB PARA O TRANSPORTE PRESIDENCIAL

A respeito dos questionamentos feitos sobre a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que realiza o transporte presidencial, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) presta os seguintes esclarecimentos:

1) A FAB tem uma aeronave Airbus (A319CJ), modelo que traz uma série de modificações para a missão que realiza e que não pode ser comparada com os demais modelos comerciais;

2) O Grupo de Transporte Especial (GTE), que opera a aeronave, recebeu em 16/04/09 um documento (Service Bulletin - SB) oficial do fabricante, por meio da TAM Linhas Aéreas, empresa que possui um centro de manutenção no Brasil e que foi contratada para a manutenção. Nesse boletim, o fabricante sugere a incorporação de “pitot probes” na indicação de velocidade em condições de gelo para a melhoria de eficiência do equipamento;

3) A referida diretiva técnica é “recomendada” e não “obrigatória”;

4) Neste momento, a FAB avalia tecnicamente a necessidade de adotar a alteração recomendada;

5) Atualmente, a aeronave presidencial encontra-se em Revisão Programada em São Carlos, no Centro de Manutenção da TAM, empresa contratada, de acordo com o Plano de Manutenção da Aeronave (MPD);

6) Cabe ressaltar que esta revisão programada não tem nenhum tipo de relação com o acidente ocorrido recentemente com o Airbus A-330 da Air France.

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA"