https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHRrUIfE02LARBFLK8CQH2fx4BDiXs6hDLjnQJsUCeOjaWfcZU7xGITsK4Tk4HCRYOeLJvYnISSHfCPxtX2d4ekEmLz5BCO8Tvbwsp3kJvIPFKKqaW6lszIjnfeMxMNMX-QdDWmPniDb4/s400/JJA3302001.bmp
Aviões da TAM já tiveram falhas em tubos, diz Jobim

Terra

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou na terça-feira que aviões da TAM registraram falhas nos tubos que fazem parte do sistema de medição de velocidade em aviões, os pitots. Os responsáveis pela investigação do acidente com o Airbus do vôo AF 447 investigam erros na medição de velocidade, supostamente por problemas nos pitots, como possível causa do acidente. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Jobim afirmou que, segundo relatos, os pitots foram entupidos por gelo. Ele não informou de quem havia partido a informação, mas disse que os incidentes ocorreram antes de a TAM atualizar seus equipamentos. A troca foi recomendada em setembro de 2007. De acordo com a Folha, a companhia não quis se manifestar sobre a declaração do ministro.

Anteontem, a companhia havia confirmado que já trocou, em toda a sua frota (125 aviões), um dos sensores externos que medem a velocidade. Além da TAM, outras 18 empresas internacionais que fazem vôos no Brasil utilizam Airbus, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).