B-25 DESERT LIL'
Fonte: Abra-pc - Por: Danilo Paiva Álvares, Brig. do Ar R1, Piloto de Caça, Turma de 1963.
Fonte: Abra-pc - Por: Danilo Paiva Álvares, Brig. do Ar R1, Piloto de Caça, Turma de 1963.
O Desert Lil´ foi o apelido dado pela primeira tripulação de um North American B-25C Mitchell (número de série: 41-12872) que pertencia ao 82o Esquadrão de Bombardeio (82nd Bomber Squadron) “Bulldogs” do 12o Grupo de Bombardeio (12th Bomb Group), o famoso “Earthquakers” que atuou no Norte da África e no Mediterrâneo.
Já no início de 1945, este avião era então considerado “cansado de guerra” e foi cedido ao 1o Grupo de Aviação de Caça brasileiro, operando em Pisa, Itália, sob o comando do 350o Grupo de Caça (350th Fighter Group), para servir como aeronave de transporte de pessoal. Por ocasião da entrega ao 1o Grupo de aviação de caça brasileiro a pin-up foi coberta.
O Major John W. Buyers, oficial de ligação entre a USAF e a FAB, foi o responsável pela escolha e traslado desse B-25. Buyers se apegou ao “surrado” Desert Lil´, e o considerava como “seu” avião.
A mais célebre e derradeira missão do Desert Lil´ na guerra, teve início em 11 de maio de 1945, quando o Major Buyers, juntamente com os capitães Lagares, Pessoa Ramos e Borges, decolaram de Pisa com destino a Áustria afim de resgatar dois de seus membros, os tenentes Assis e Correia Netto, pilotos abatidos em combate e que haviam saltado de pára-quedas e feitos prisioneiros pelos alemães. No fim da guerra na Europa eles foram libertados por tropas aliadas, de um campo de concentração nazista na Áustria. Após intensa busca, os dois oficiais foram finalmente localizados na França. Todos então, aproveitaram a ocasião para conhecer a Europa abordo do Desert Lil´.
No aeroporto de Atenas, antes do seu retorno para a Base Aérea de Pisa, porém, o Desert Lil´ sofreu quebra no trem de aterragem principal e lá foi deixado para posterior sucateamento. Recentemente, soube-se que o B-25 foi recuperado pelos americanos e que voltou para os Estados Unidos onde ainda foi útil por alguns anos.
Totalmente baseada em fotos tiradas pelo próprio Major John W. Buyers na ocasião, a gravura mostra o momento em que o Desert Lil´sobrevoava os Alpes Austríacos no dia 11 de maio de 1945.
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