Dimensões: | Motores/ Potência |
Comprimento: 18.75 M Envergadura: 25.91 M Altura: 5.69 | 2 x motores Shvetsov Ash-62 Potência total: 2000 HP/CV |
Peso / Cap. carga | Velocidade / Autonomia |
Peso vazio: 6700 Kg Peso máximo/descolagem: 9800 Kg Numero de suportes p/ armas: 0 Capacidade de carga/armamento: 3200 Kg Tripulação / passageiros: 2+22 | Velocidade Maxima: 340 Km/h Máxima(nível do mar): 300 Km/h De cruzeiro: 250 Km/h Autonomia standard /carregado : 1300 Km Autonomia máxima / leve 1500 Km. Altitude máxima: 6300 Metros |

Fabricado sob licença na União Soviética o Lisunov Li-2, é uma cópia do Douglas DC-3 / C-47 norte-americano.
Ao contrario do que poderia parecer, a chegada do Li-2 à URSS nada teve a ver com a guerra, mas sim com a necessidade soviética de aeronaves para ligar os vários pontos e cidades do gigantesco país.
Quando se tornaram evidentes as qualidades do DC-3, logo em 1935, já os soviéticos estavam interessados no avião e consideraram a possibilidade de copia-lo sem licença.
No entanto optou-se por negociar um acordo de fabrico sob licença que foi assinado entre as autoridades soviéticas e a empresa norte-americana em 11 de Abril de 1936.
Através de empresas «fantasma» a URSS já tinha conseguido adquirir 18 aeronaves, as quais foram entregues desmontados entre 1936 e 1938.

A cabine de passageiros também era extremamente simplificada sem qualquer tipo de luxo e o equipamento de navegação estava reduzido ao mínimo.
O primeiro Lisunov Li-2, equipado com o motor Shvetsov M-62 de 900cv ficou oficialmente pronto em 7 de Outubro de 1938, mas sabe-se que estas aeronaves eram na realidade parte dos 18 que tinham sido inicialmente comprados desmontados. A montagem ocorreu na fábrica 84, na região de Moscovo, e a primeira designação do avião «PS-84» significava literalmente Avião de Passageiros da 84.
O desenvolvimento do modelo foi afectado pelas purgas, que ocorreram no final dos anos 30, em que Estaline mandou matar milhões de supostos opositores políticos.

A produção só começou a ter algum impacto a partir de 1942 e é em 17 de Setembro desse anos que o modelo DC-3 soviético é rebaptizado Lisunov Li-2. Da fábrica de Tashkent só vão sair as versões de carga, com reforço estrutural equivalente ao do C-47 norte-americano
A União Soviética, terá produzido aproximadamente 7.000 unidades desta aeronave. Sendo fabricada sob licença, a sua importancia foi sempre diminuida aos olhos da imprensa soviética, que normalmente divulgava numeros entre 2.000 e 2.800 unidades produzidas.
Os soviéticos nunca pagaram à Douglas qualquer quantia pelas aeronaves fabricadas.
Informação genérica:
O primeiro «Dakota», inicialmente designado DC-1, e posteriormente DC-2, foi o resultado de a TWA ter sido preterida à United Airlines quando a Boeing lançou o seu B-247.
No inicio dos anos 30, temendo ficar numa situação de desvantagem, a TWA emitiu uma especificação para uma aeronave que permitisse competir no ainda incipiente mercado do transporte aéreo de médio curso nos Estados Unidos.
A especificação da TWA pedia uma aeronave com três motores e capacidade para transportar pelo menos 12 passageiros a uma velocidade de cruzeiro de 235km/h e a uma distância superior a mil milhas (1609km).
A dimensão continental dos Estados Unidos levou a que as empresas comerciais solicitassem aeronaves «médias» com uma alcance que para as companhias europeias era já considerado longo.
A Douglas, convenceu a TWA a aceitar uma aeronave com dois motores, embora na altura isso fosse considerado um problema pelas companhias aéreas que viam o numero de motores como garantia de segurança. O contrato foi assinado e o primeiro avião da série, designado DC-1 foi apresentado em 22 de Junho de 1933, e voou pela primeira vez em 1 de Julho desse ano utilizando dois motores Wright R-1820 «Cyclone».
Apenas a primeira aeronave foi designada DC-1, logo que foi assinado um contrato para um primeiro lote de 25 aeronaves para a TWA, a designação do novo aparelho passou a ser DC-2, com as primeiras entregas a ocorrer a 14 de Maio de 1934.
Ainda antes do inicio da II Guerra Mundial, já tinham sido entregues aproximadamente oitocentos DC-3 às linhas aéreas, especialmente nos Estados Unidos. Esta aeronave é a principal responsável pela revolução no transporte aéreo nos anos 30.
C-47
A versão militar do DC-3 ficou conhecida como C-47 e foi o mais fabricado avião de transporte da II guerra, atingindo 12.000 unidades produzidas. A versão mais importante foi a C-47B.
Lisunov Li-2
A União Soviética foi autorizada a fabricar a sua versão do DC-3 em meados dos anos 30. As primeiras aeronaves comerciais sairam das fábricas de Moscovo e Kazan, e posteriormente foram fabricados na Ásia central.
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