Submarino soviético é encontrado no Mar Báltico

Fonte: Ria Novosti - Via Blog Sala de Guerra


Um time de mergulhadores suecos e finlandeses localizou os destroços de um submarino soviético Tipo-S da Segunda Guerra Mundial perto das ilhas Aland, no Mar Báltico.

O submarino S-2 afundou no dia 2 de janeiro de 1940, ao penetrar um campo minado durante da Guerra de Inverno entre União Soviética e Finlândia (novembro de 1939 a março de 1940). Toda a tripulação de 50 homens foi perdida.

Após vasculhar uma seção do fundo, os destroços foram encontrados no Mar de Aland perto da fronteira marítima entre Suécia e Finlândia, por um time binacional de mergulhadores”, disse a Agência TT.

O time iniciou a busca pelo submarino há mais de uma década atrás, em abril de 1999. Entre os mergulhadores está Ingvald Eckerman, neto de J. A. Eckerman, que estava de vigia no farol de Märket em 2 de janeiro de 1940 e testemunhou o afundamento do S-2.

Autoridades suecas, bem como a embaixada russa na Suécia, foram informadas da descoberta, disse o time.

Os submarinos médios Tipo-S, extra-oficialmente batizados “Stalinets”, eram uma das classes de submarinos mais fabricadas e empregadas pela Marinha Soviética durante a Segunda Guerra Mundial.

Barcos desse tipo foram extremamente bem-sucedidos e atingiram mais vitórias que qualquer outro submarino soviético. No total, eles afundaram 82.770 toneladas de navios mercantes e sete navios de guerra, o que representa um terço da tonelagem total afundada por submarinos soviéticos no conflito.



Mergulhadores encontram submarino soviético da Segunda Guerra Mundial

Fonte: G1

O submarino afundou no Mar Báltico, entre a Suécia e a Finlândia, depois de ter sido atingido por uma mina em 1940. As buscas pela embarcação começaram há dez anos.