Programa nuclear interessa a Rússia

Fonte: Jornal do Commercio/PE - Via Power.inf

Informado de que o governo brasileiro iniciará a construção de quatro usinas atômicas no próximo ano, e que os planos incluem outras 50 nas próximas duas décadas, o chanceler russo, Serguei Lavrov, disse que há forte interesse de Moscou em fazer negócios no setor.
O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, contou que a cooperação energética esteve na pauta da cúpula, mas focada em energias renováveis. E ressaltou que França, Japão e Coréia do Sul levam vantagem por terem tecnologia mais limpa.
Ao presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, Lula queixou-se de que o comércio entre os dois países ainda está muito aquém de seu potencial e citou obstáculos à carne brasileira. Mas a cúpula do Bric não teve como objetivo um estímulo imediato ao comércio bilateral, reiterou o chanceler russo.

ENCONTRO

A aparência antagônica dos perfis de Lula e de Medvedev, não impediram que o encontro bilateral entre os presidentes fosse realizado com sintonia de posições e extrema cordialidade. O encontro foi precedido de uma breve conversa entre o russo e jornalistas brasileiros. “Gosto muito de futebol, sobretudo do brasileiro’, disse Medvedev. No mesmo tom informal, Lula brincou, lembrando de um churrasco oferecido pelo governador do Rio, Sérgio Cabral, a Medvedev, quando de sua visita ao Brasil. A brincadeira arrancou sorrisos do quase sempre austero colega russo.