Apresentado o primeiro Mirage F1 com radar RDY-3 do Marrocos

By Vinna com Informações do Defensa.com

A empresa francesa Sagem Défense Sécurité apresentou a primeira unidade do caça Mirage F1 da força Aérea do Marrocos (Alkowat al Malakiya al Jawiya) modernizado para o padrão MF-2000. No final de 2005, o país Africano firmou com o consórcio francês Sagem Défense Sécurité (SAFRAN Group) e Thales Airborne Systems a atualização da frota de 27 caças ao custo de 420 milhões de dólares.

A atualização inclui a instalação do sistema SIGMA-95 de navegação inercial, radar Thales RDY-3, alerta radar, melhoramentos no motor Snecma Atar 9K-50, designador laser Thales Damocles, cabine de pilotagem modernizado com telas de LCD novo computador central, interface para mísseis ar-ar MBDA MICA (Missile d’Interception, de Combat et d’Autodéfense) nas versões EM e IR. O avião também está capacitado a lançar bombas inteligentes AASM (Armement Ar Sol modulaire) de 250 kg, AM-39 Exocet antinavio e os tradicionais mísseis Magic II. A Sagem tem mantido entendimentos com vários usuários do Mirage F1 no sentido de oferecer uma atualização similar a contratada pelo Marrocos.

A imagem “http://www.defensa.com/images/stories/noticias/2009/07/mirage.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

O Marrocos vem gradativamente modernizando sua Força Aérea. Além de firmar contrato com Portugal para revitalização e manutenção de sua frota de C-130, a Força Aérea também irá receber 24 Lockheed Martin F-16C / D Block 52 e quatro aeronaves de transporte táctico C-27J Spartan.