Mais helicópteros Sea King para a Argentina

Tecnologia & Defesa - Por Hernán Casciani

Chegaram no dia 26 de junho à Base Naval de Puerto Belgrano, localizada na Bahia Blanca, província de Buenos Aires, a bordo do USS Oak Hill (LSD-51), dois helicópteros Sikorsky UH-3H Sea King para o Comando de Aviação Naval Argentina (COAN).

As aeronaves fazem parte de um contrato firmado pelo Ministério da Defesa argentino e a NAVAIR em 2007, para a compra de seis helicópteros Sea King (quatro em condições de voo e dois para reposição de peças).

Antes de serem enviados à Argentina, os helicópteros foram inspecionados nas instalações do Comando de Sistemas Aéreos Navais (NAVAIR) da Marinha Estadunidense (US Navy), localizado na Base Aeronaval de Patuxent River, estado de Maryland. Encontram-se em serviço, atualmente, os helicópteros de matrícula H-240, 2-H-241 e o recém chegado 2-H-242.

Durante o último trimestre do ano é esperada a chegada dos aparelhos restantes, completando, assim, o pedido inicial.

Agora, o COAN passa a contar com quatro Sikorsky UH-3H, dois Agusta ASH-3D e dois Sikorsky S-61D4. Todos fazem parte da Segunda Esquadilha Aeronaval de Helicópteros, integranta Força Aeronaval nº 2 (FAE2), sediada na Base Aeronaval Comandante Espora, na Bahia Blanca.