By Vinna com informações do Flight Global
Em razão da crise econômica a Força Aérea da Tailândia, adiará a compra de oito Gripen e e um Saab 340 AEW. Os primeiros Gripen devem ser introduzidos na Força Aérea Tailandesa até o final de 2010 e serem declarados em serviço ativo até abril de 2011. A Força Aérea Tailandesa tem hoje 10 pilotos treinando na Suécia para efetuar a conversão para o Gripen.
Em razão disso serão postergadas a intenção de retirar de serviço a frota mais antiga de aeronaves F-5 cuja a substituição era prevista até 2013, quando se supunha pelo menos uma força de 16 caças Saab Gripen estaria plenamente em serviço.
Há alguns anos 15 unidades da frota de F-5 da Tailandia foi repotencializada e modernizada pela Elbit. A intenção era retirar imediatamente 12 unidades mais antigas do F-5 tão logo se efetivasse o recebimento das demais celulas do Grippen. Entretanto com o adiamento ventila-se a possibilidade de que estas 12 unidades mais antigas fossem elevadas ao padrão F-5T como são denominados os F-5 Modernizados pela Elbit. O programa de Upgrade dos F-5 da Tailandia emprega uma solução muito parecida com o que a FAB adotou para seus F-5Br mas sem a inclusão do radar Grifo. Além dos F-5 a Força Aérea da Tailandia conta com cerca de 60 aeronaves F-16 modernizadas.
0 Comentários