Novo Hawkeye entra em nova fase de testes

Avião radar E-2D da marinha do Estados Unidos recebeu sistema mais avançado

Fonte: Airway

O venerável E-2 Hawkeye, da Northrop Grumman, avião radar que faz parte dos esquadrões embarcados da US Navy, a marinha norte-americana, deverá estender o seu já longo período operacional.

Uma nova versão do aparelho, E-2D, está em testes e deve avançar para uma nova fase nos próximos dias, assim que o segundo protótipo chegar à estação naval de Patuxent River.

A partir daí, o Hawkeye iniciará a fase de testes operacionais e avaliação e, mais para a frente, os primeiros testes embarcados visando sua entrada em operação.

A grande diferença do novo E-2D é o sistema de radar mais moderno AN/APY-9 capaz de rastrear com mais eficiência ameaça de mísseis cruise, além de ter maior capacidade de coordenar as atividades de aeronaves tripuladas e não-tripuladas.


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GRUMMAN E-2 HAWKEYE

País de Origem: EUA

Ano: 1960

Fonte: Area 51

Perfil:

· Plataforma embarcada de vigilância aérea usada pela US Navy no Vietnã e no Golfo

· Usado com base em terra por vários países. Israel usou-o em 1982 contra a Síria


Os olhos da Esquadra: A Grumman e a US Navy sempre estiveram na vanguarda da tecnologia de vigilância a grande distância e trabalham juntas para desenvolver um dos melhores aviões para essa função, o W2F Hawkeye (posteriormente designado E-2). Ele voou pela primeira vez no dia 21 de outubro de 1960. Sua forma estranha se explica pela necessidade de acomodar a aeronave em um porta-aviões. O E-2A entrou em serviço em 1964 e foi logo enviado ao Vietnã. Ele foi rapidamente aperfeiçoado para a configuração E-2B. Em 1971, a Grumman apresentou o E-2C, com melhorias nos sistemas de bordo que exigiam a adição de uma grande entrada de ar dorsal. Graças a subversões continuamente melhoradas, o E-2C continua na vanguarda da tecnologia de alerta aéreo. A última, chamada de grupo 2, possui telas coloridas e equipamento automatizado. Este modelo foi comprado pelo Egito, França, Israel, Japão, Formosa, Cingapura e pela Tailândia.


Performance:

· Motores: 2 turbopropulsores Allison T56-A-425, de 3.551kW cada um.

· Velocidade máxima: 598km/h

· Velocidade de Cruzeiro: 576km/h

· Velocidade ascensional: 767m/min

· Teto de serviço: 9.390m

· Raio de ação: 2.583km

· Autonomia em patrulha: 4 horas de vôo

· Peso vazio: 17.625kg

· Peso máximo: 23.556kg

· Envergadura: 24.56m

· Comprimento: 17,54m

· Altura: 5,58m

· Superfície das asas: 65,03m²

Grumman E-2 Hawkeye Olhos e ouvidos da frota

Fonte: Equipamentos Militares


Desde 1975 tem havido um acentuado interesse por plataformas do tipo AEW e AWACS, seguindo o tardio reconhecimento do fato de que elas podem aumentar gandemente a eficiência de uma força aérea e também ser considerável ajud de forças navais e terrestres. Os principais aviões desse tipo (E-3A, NIMROD, A-50),baseados em terra,estão além dos meios práticos das maiorias das forças aéreas, em termos de custos e tripulação. O compacto E-2 Hawkeye, entretanto, foi projetado para operar de um porta-avões e , portanto, é mais manejável em todos os aspectos. Ele é também singular por ser ainda o único avião no mundo a ser projetado especificamente para a função AEW/AWACS, ao contrario dos outros que são conversões de aviões civis e de bombardeiros. Foi grande o interesse internacional sobre a aeronave: Israel recebeu 4 em 1978, colocando-os em uso na guerra de 1982, na qual os pilotos da IDF/AF destruíram mais de 80 aviões sírios. O Japão comprou um lote de 4 em 1982 e o mesmo numero em 1984 e 5 em 1993. O Egito comprou 5 em outubro de 1987 e recebeu o sexto em 1989. A Singapura adquiriu 4 em 1987, com opção para mais dois. Taiwan comprou 4, originalmente E-2B, mas modernizados para um padrão chamado E-2T (similar ao E-2C) e, finalmente, a França recebeu três unidades que operam no porta-aviões Charles de Gaulle.
Acima: E-2C Hawkeye operando no porta-aviões Charles de Gaulle.

A Grumman foi a pioneira do AEW de alto-mar com o AF-2W Guardian, que foi seguido pelo bimetor E-1B Tracer, no qual, pelaprimeira vez,o radar foi colocado acima da fuselagem. quase no final dos anos 50,as crescentes demandas leveram ao projeto W2F, predecessor do Hawkeye de hoje, que era, com vários subtipos do EC-121, o primeiro avião a ter um novo estilo de rotodome, no qual a própia antena recebeu uma carenagem aerodinâmica n lugar de estar alojada em um radome. O tamanho da armação necessária ao alojamento do radar APS-96 era tal que foi preciso consideravel talento. Por exemplo: são uasdos quatro derivas e lemes. todos montados a 90°, com respeito ao estabilizador com diedro, e todos bem baixo da esteira do rotodome parecido com um dico. O póprio rotodome está fixado, com uma incidência positiva em vôo, para sustentar pelo menos seu próprio peso, enquanto o pouso ele é abaixado para permitir transpor o teto do hangar do porta-aviões.

Acima: Um E-2C Hawkeye da IDF/AF

O domo gira uma vez a cada dez segundos, quando em operação, e o radar dá vigilãcia de uma altura de 9 150 m e de um raio de 480 KM. Por dez anos , segundo o programa , o APS-96 foi submetido pelo Aps-125, muito mais sofisticado, com um sistema avançado de processamento de radar (ARPS) que lhe dá uma capacide de discriminação e detecção bem melhorada, tanto sobre a terra quanto sobre a água. Com este novo radar, a designação do avião mudou para E-2C, modelo que entrou em serviço em 1973 sendo os "olhos" padrões da US NAVY.Atualizações posteriores no radar levaram ao surgimento de uma versão ainda mais eficaz dos E-2C. Esta utilizava o radar APS-125, capaz de realizar automaticamente as funções de detecção, aquisição e rastreamento, além de ser mais resistente à interferência eletrônica



O mesmo radar também se desenvolveu, dando origem ao APS-138, que possuía um alcance de quase 500 km e melhores computadores. A partir de 1989 tais unidades foram substituídas por APS-139 com maior resistência às interferências eletrônicas, também capaz de melhor detecção de alvos em terra. A melhoria que atualmente está acontecendo é mais uma troca de radar, melhores programas, motores T56-A-457 mais possantes e hélices de oito pás. O radar em questão é o APS-145 que apresenta significantes melhorias no sistema IFF e de detecção sobre terra.

Grumman E-2D Advanced Hawkeye




Acima: Um dos protótipos do E-2D note as hélices de oitopás.


A Northop-Grumman apresentouno dia 30 de abril de 2007, a mais nova versão de seu primeiro Grumman E-2D Advanced Hawkeye (Hawkeye 2000), a última e mais avançada versão da aeronve de alaerta antecipado (AWACS) embarcada da US Navy.A primeir das duas aeronaves da testes foi revelada em St. Augustine nas instalções da empresa na Flórida .O E-2D pode parecer externamente com o antigo E-2C, mas sua antena rotativa foi substituida pela nova L-3 Randtron, de varredura eletrônica, com a adoção do novo radar APY-9, da Lockheed-Martin. A aeronave tabém possui uma nova estação digital de operação, processadores de dados de missão, medidas eletrônicas de suporte e sistemas de comunicação por satélite de última geração.Além disso, seus sistemas elétricos e de refrigeração foram modernizados.A estrutura foi reforçada para suportar sucessivos pousos e decolagens nos porta-aviões e um novo painel digital foi instalado no cokpit. O novo E-2D é motorizado por dois turboélices Rolls-Royce T56-427A, que acionam hélices de oito pás Hamilton-Sundstrand NP200.