Iron Dome testado com sucesso
Sistema anti-míssil de Israel estará operacional em 2010
Area Militar
Sistema anti-míssil de Israel estará operacional em 2010
Area Militar
O sistema «Iron Dome» (cúpula de ferro) concebido por Israel em cooperação com empresas dos Estados Unidos e destinado a garantir a defesa contra foguetes de artilharia, efectuou testes com sucesso nos últimos dias.
Vários foguetes de artilharia que foram lançados para simular o lançamento de foguetes Qassam de curto alcance, foram interceptados pelos mísseis anti-míssil do sistema «Iron Dome», que deverá segundo fontes em Israel, estar operacional em 2010.
Os testes ocorrem depois de um inicio muito pouco auspicioso do sistema que inicialmente não provou e não foi capaz de interceptar os foguetes Qassam, fabricados pelos palestinianos e derivados dos foguetes Katiusha concebidos na União Soviética no final dos anos 30.
O sistema interceptor tinha sido colocado ao serviço para testes no inicio de 2008 sem resultados, pelo que voltou à fase de estudo, para apurar a razão que explicava a falta de precisão dos modelos iniciais.
O «Iron Dome», conforme foi concebido inicialmente, destinava-se a garantir a defesa das cidades de Israel contra os foguetes de médio alcance que atingiram Israel durante o conflito com o movimento Hezbollah no Verão de 2006.
Já contra os pequenos Qassam, embora a velocidade dos foguetes seja relativamente reduzida (720km/h) o seu curto alcance e curto tempo de voo, leva a que a resposta não ocorresse em tempo útil.
O sistema também foi muito criticado, porque afinal o «Iron Dome» utiliza um pequeno míssil ultra-rápido com uma ogiva com capacidade para detectar o foguete interceptando-o antes de ele explodir.
(Maio) Especialista remove um foguete que atingiu a cidade de Sderot
Cada um dos mísseis do «Iron Dome» custava cerca de 100.000 dólares, pelo que se o Hamas construir muitos foguetes Katiusha/Qassam, Israel não teria dinheiro suficiente para construir os mísseis necessários.
Mais recentemente foi anunciado que o custo de cada míssil do sistema «Iron Dome» poderia ser reduzido para apenas 40.000 dolares e um outro sistema chegou a ser apresentado, como uma alternativa. Tratava-se do sistema «SkyGuard» que inicialmente teve a colaboração de Israel e que utilizava tecnologia Laser.
Cada disparo do «SkyGuard» é de 50 a 100 vezes mais barato que um míssil, mas a estrutura necessária é mais cara e além disso o sistema não funciona com nuvens baixas. Além disso existem relatórios que apontam que a tecnologia Laser utilizada pelo sistema SkyGuard é obsoleta neste momento.
Por essa razão foi decidido continuar o investimento no «Iron Dome» com o objectivo de garantir a sua operacionalidade e eficácia mesmo contra os pequenos foguetes Qassam. O sistema já foi oferecido para os Estados Unidos, para ser utilizado na defesa aérea de unidades militares a operar em territórios hostis.
Fonte: AFP
Um sistema de defesa desenvolvido por Israel conseguiu, pela primeira vez, destruir em voo foguetes semelhantes aos lançados da Faixa de Gaza ou do sul do Líbano, anunciou o governo nesta quarta-feira.
O sistema, denominado "Iron Dome" ou cúpula de ferro, aperfeiçoado pelo grupo de armamento estatal "Rafael", conseguiu interceptar vários foguetes, que foram destruídos em pleno voo, informou o ministério da Defesa em comunicado, sem precisar o número dos artefatos destruídos.
Outros testes serão realizados nos próximos meses.
Segundo o comentarista militar do canal "10", rede privada de televisão, o objetivo do governo é estacionar a primeira bateria desse sistema perto da cidade de Sderot (sul), no começo do ano que vem.
O "Iron Dome" poderá interceptar foguetes de alcance entre 4 e 70 km.
"Esse sistema constitui um novo elemento de defesa e fará com que o exército israelense possa cumprir melhor seu dever supremo, de proteger nossa população civil", afirmou por sua vez o ministro da Defesa, Ehud Barak.
Desde o começo da Intifada, em setembro de 2000, as cidades israelenses limítrofes da Faixa de Gaza são alvo frequente de foguetes Qassam lançados por grupos armados palestinos.
No verão de 2006, o Hezbollah xiita lançou, a partir do sul do Líbano, mais de 4.000 foguetes Katiucha, de alcance de 40 km.
0 Comentários