Segundo historiadores, as embarcações teriam naufragado em 1924, durante um combate na chamada Revolta dos Tenentes Paulistas
Fonte: G1
Um resgate raro, de embarcações que naufragaram longe do mar, no interior do país, revelou um capítulo da nossa história.
A cidade parou para ver a história que veio à tona foi uma atração registrada por todos os ângulos.
Mergulhadores encontraram os barcos por acaso no Rio Paraná, a uns 30km de Porto Rico. A notícia correu e um empresário organizou o resgate.
As embarcações estavam lado a lado, a 8 metros de profundidade. Dentro, talheres, cintos fivelas, ossadas e muita munição.
São carcaças diferentes com mais ou menos 17m de comprimento, 4m de largura, marcas de tiros e alguns mistérios.
O veredicto foi dado por historiadores. As embarcações teriam naufragado em 1924, durante um combate na chamada Revolta dos Tenentes Paulistas.
Segundo historiadores, as embarcações desciam o Rio Paraná, lotadas de soldados revoltosos. A missão era conquistar a região de Guaíra, à época um ponto estratégico. Numa batalha sangrenta, tropas federais, teriam surpreendido e bombardeado os barcos.
“Acredita-se que nesta batalha devem ter morrido uns 512 homens”, afirmou um pesquisador.
Agora, as peças vão pra um museu e os barcos, para a oficina. Se a restauração der certo, os dois barcos voltarão para o batente, mas com uma nova missão: levar turistas e um pedaço da história pelas águas do Rio Paraná.
0 Comentários