Biturbina, o EC 155 combina a ampla experiência da frota Dauphin e as novas tecnologias como rotor principal com cinco pás. Com capacidade para transportar até 13 passageiros, além de um ou dois pilotos, o EC 155 é ideal para as missões de transporte executivo e offshore. Com cabine ampla, excelente visibilidade e acessibilidade, o helicóptero dispõe de um dos maiores bagageiros de sua categoria. Lançado pelo Grupo Eurocopter em 1999, hoje operam em todo o mundo mais de 80 aeronaves que totalizam 105 mil horas de vôo. No mercado nacional, o EC 155 chegou em 2001. Hoje as cinco aeronaves que voam no País já alcançaram a marca das 4 mil horas de vôo.

Ficha técnica - EC 155 versão B1 | Peso máximo de decolagem: 4.920 kg |Capacidade: dois pilotos mais 13 passageiros | Motor: 2 turbinas Turbomeca Arriel 2C2 | Potência máxima na decolagem: 935 shp por motor | Velocidade de cruzeiro rápido: 265 km por hora | Alcance máximo: 791 km por hora | Comprimento com rotores girando: 14,30 m | Comprimento da fuselagem: 12,71 m | Altura: 4,35 m | Diâmetro do rotor principal: 12,60 m.

Helibras apresenta nova linha de helicópteros

Fonte: Agência Estado - Via: Ultimo Segundo

A Helibras apresentará amanhã à imprensa o primeiro helicóptero EC 145 do mercado brasileiro. A empresa, que se diz líder no mercado executivo, com 46% de participação, fará a apresentação da aeronave durante a Labace 2009, feira para o mercado de aviação executiva.

Segundo a companhia, o EC 145 tem espaço de cabine que, somado ao bagageiro e ao posto de pilotagem, chega a 8,08 metros quadrados. No Brasil, essa primeira aeronave atuará no mercado executivo e deverá concentrar suas operações na rota São Paulo-Rio de Janeiro.

"Há um grande interesse por esse modelo, principalmente por parte das grandes corporações, em função das agendas cada vez mais atribuladas de seus executivos, que exigem não apenas agilidade no transporte, mas também um melhor aproveitamento do tempo despendido em trânsito. Como o EC 145 transporta até 8 passageiros e 2 pilotos com bastante conforto, algumas reuniões podem ocorrer, inclusive, durante o trajeto de voo", afirma, em nota, o diretor comercial da Helibras, Julien Négrel.

O primeiro EC 145, entregue ao mercado brasileiro na versão Stylence, vem equipado com radar meteorológico, navegador com mapas eletrônicos de ruas e GPS integrado. Outra unidade com a mesma configuração já foi vendida para outro cliente corporativo do País, e sua entrega está prevista para o final de 2010. Atualmente, a frota mundial do EC 145 opera em 27 países e é composta por mais de 230 helicópteros, com mais de 240 mil horas de voo.

EC 145: tecnologia robusta e cabine desobstruída - A mais recente versão de helicópteros biturbina médios da Eurocopter na categoria de 3,5 toneladas, cuja primeira entrega se deu em 2002, o EC 145 incorpora tecnologia robusta combinada às últimas inovações da família do EC 135. Um dos mais modernos e confiáveis helicópteros de sua classe, o EC 145 possui, como principal diferencial, cabine desobstruída, sem nenhuma divisória. Indicado para uma grande variedade de missões, incluindo as de transporte parapúblico, aeromédico, busca e salvamento, utilitário e transporte de passageiros, hoje, operam em todo o mundo cerca de 120 helicópteros desse modelo, totalizando mais de 105 mil horas voadas.

Ficha técnica – EC 145 | Peso máximo de decolagem: 3.585 kg |Carga útil: 1.793 kg | Carga externa: 1.500 kg | Capacidade: 1 piloto + 9 passageiros ou 2 pilotos + 8 passageiros | Velocidade máxima (VNE): 268 km/h | Velocidade de cruzeiro rápido: 246 km/h | Alcance: 680 km | Potência máxima na decolagem: 738 shp por motor | Motor: 2 turbinas Turbomeca Arriel 1E2 | EC 155: capacidade e bagageiro, desempenho e tecnologia.

Primeiro EC 145 no mercado brasileiro e EC 155 serão os destaques da Helibras na Labace 2009

Fonte: Revista Fator

Única fabricante de helicópteros da América Latina ocupará uma área de 200 m² no evento, que terá a presença de seus principais executivos.

A Helibras participará com dois destaques – e com a presença de seus principais executivos – da Labace 2009, Latin American Business Aviation Conference & Exhibition, que será realizada de 13 a 15 de agosto no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

A empresa, que é líder no mercado executivo com 46% de participação, apresentará exclusivamente para a imprensa o helicóptero EC 145, o primeiro desse modelo a ser operado no mercado brasileiro. A apresentação será realizada na quinta-feira, dia 13, às 15 horas, numa área restrita contígua à exposição preparada especialmente para permitir o pouso da aeronave. A Helibras mostrará também o helicóptero modelo EC 155 em exposição estática em seu estande. A aeronave biturbina, top de linha para o mercado executivo, tem capacidade para transportar até 13 passageiros, além de dois pilotos, e é uma das concorrentes ao prêmio da revista Aero Magazine de melhor helicóptero.

Durante o evento a empresa também fará a entrega do modelo modernizado da aeronave Esquilo AS350, da versão BA para B2, para a Helisul Táxi Aéreo. A conversão, a primeira desse tipo realizada no Brasil, foi executada nas instalações da fábrica da Helibras em Itajubá (MG) e se insere num programa de ampliação da oferta de serviços para os clientes da empresa.

“Participamos da Labace desde a sua criação por ser um evento de extrema relevância para o segmento executivo dos países da América Latina. Por ter uma das maiores frotas de helicópteros do mundo, o Brasil desempenha um papel importante neste cenário”, afirma Eduardo Marson Ferreira, Presidente da empresa. “A Helibras possui profissionais capacitados e tecnologia de ponta para fabricação de helicópteros da gama civil. Nosso intuito é atender cada vez melhor às demandas desse setor, oferecendo serviços completos e produtos personalizados, que se adequem às necessidades de seus proprietários.”, completa o executivo.

O presidente da Helibras participará do evento juntamente com o diretor comercial Julien Négrel. Além dos dois executivos, o assistente técnico Bernd Zech, especialista no modelo EC145, estará à disposição da imprensa para transmitir informações sobre o produto.

Perfil: A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros, associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras opera desde 1979 no Brasil e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 300 profissionais e tem capacidade de produção de 30 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil e militar. Desde sua fundação, a Helibras já produziu e comercializou cerca de 500 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2008, seu faturamento foi de US$ 112,1 milhões, 22% maior em relação ao exercício anterior. Mais informações: www.helibras.com.br

Perfil do Grupo Eurocopter - O Grupo Eurocopter foi fundado em 1992 a partir da fusão das divisões de helicópteros da francesa Aerospatiale-Matra e da alemã Daimler Chrysler Aerospace. Hoje a companhia é uma subsidiária 100% controlada pela EADS - European Aeronautic Defence and Space Company, líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Com fábricas localizadas na França, na Alemanha e na Espanha, a companhia emprega mais de 15.600 profissionais e em 2008 registrou receita de € 4,5 bilhões. A Eurocopter está presente em cinco continentes por meio de 18 subsidiárias e empresas afiliadas. Os produtos do grupo representam 30% da frota mundial de helicópteros. Mais de 10.000 aeronaves da fabricante estão atualmente em operação por cerca de 2.800 clientes em 140 países. [ www.eurocopter.com]

Labace 2009, Latin American Business Aviation Conference & Exhibition, de 13 a 15 de agosto, no Aeroporto de Congonhas,Avenida Washington Luís, 6000 – Portão 3 – VASPEX – São Paulo.