Leopard 2A4 oferecidos à Argentina
Segurança & Defesa - Juan Carlos Cicalesi e Santiago Rivas
O governo alemão ofereceu à Argentina um lote de 160 Carros de Combate Leopard 2A4, atualmente arrendados ao Exército sueco, segundo um contrato cujo vencimento se aproxima. Os veículos, que se encontram em excelente estado, foram oferecidos à razão de US$250 mil por exemplar, e serviriam para complementar os TAM atualmente em serviço com o Ejército Argentino. Entretanto, a possibilidade que a referida oferta seja aceita é duvidosa, devido à política atual de restrição do orçamento militar, que entre outras coisas está provocando a paralização no projeto de modernização dos TAM pela empresa alemã KMV.
Em junho passado, a Ministra da Defesa, Dra. Nilda Garré, fez declarações sobre o interesse da empresa alemã Rheinmetall de criar na Argentina um centro regional de manutenção de CC Leopard e de outras viaturas blindadas na região.
Na ocasião, ela declarou: “A empresa veio visitar nossas instalações em Boulogne e as considera absolutamente adequadas ao projeto. As conversações estão bem encaminhadas e esperamos chegar a um resultado concreto favorável”. Mas é claro, porém, que não faria sentido instalar tal centro num país onde não há nenhum CC Leopard.
0 Comentários