Brasil empresta cinco Embraer T-27 Tucano para a Argentina

Fonte: Revista Asas -

Na última quinta-feira (30 de julho), pilotos da Academia da Força Aérea transladaram para a Argentina cinco aeronaves Embraer T-27 Tucano, para reforçar as atividades de instrução aérea avançada dos cadetes da Força Aérea daquele país.

Seguindo o cumprimento de um acordo realizado entre governos há aproximadamente um mês, essas aeronaves de treinamento ficarão emprestadas até meados de janeiro de 2010, quando retornarão para a Força Aérea Brasileira.

Apesar de operar com aproximadamente 25 Embraer EMB-312 Tucano, muitos exemplares estão parados por falta de manutenção, o que acarretou num atraso muito grande na instrução avançada da Força Aérea Argentina.

T-27 Tucano - Foto via: Aviación Militar de Sudamérica

Brasil empresta Tucanos à Argentina

Segurança & Defesa - Juan Carlos Cicalesi e Santiago Rivas

Mediante um convênio com o governo argentino, a Força Aérea Brasileira cedeu em caráter de empréstimo à Fuerza Aérea Argentina cinco aeronaves T-27 Tucano. Os aviões serão utilizados para acumular na FAA 1.500 horas de vôo, ou seja, 300 horas por cada célula, e a devolução acontecerá em janeiro de 2010. Os T-27 (matrículas 1319, 1344, 1369, 1380 e 1438) chegaram à Argentina apoiados por um C-97 Brasilia. A FAA já dispunha de 27 Tucano, entretanto a maioria está fora de serviço, por razões orçamentárias.