Força Aérea do Equador comprará caças Mirage F.1M da Espanha

Fonte: Revista Asas

Pilotos e engenheiros da Força Aérea do Equador (FAE) estiveram recentemente Base Aérea de Los Llanos, na Espanha, dentro das negociações visando à compra de um lote de cerca de 14 caças Dassault Mirage F.1M, oriundos dos estoques do Ejercito Del Aire (força aérea espanhola). As negociações já estão em andamento há bom tempo, e fontes não-oficiais ouvidas pela reportagem de ASAS na Espanha citaram como muito próxima a assinatura de um acordo final.



Em duas visitas anteriores, os pilotos da FAE fizeram testes de vôo nas aeronaves, enquanto pessoal técnico examinou as mesmas, para comprovar seu bom estado e condições.

NOTA DO BLOG: O assunto não é novo a algum tempo a Espanha está oferecendo entre 12 e 16 aviões MIRAGE F1M Os aviões envolvidos na eventual negociação são Mirage F-1C que foram comprados a novos do fabricante francês Dassault, no início dos anos setenta, e foram incorporadas na Força Aérea Espanhola a partir do ano 1975, sob a designação C-14 . Na década de noventa foram atualizados para um padrão equivalente ao dos Mirage F-1CT multirole francês, renovando a sua eletrônica e o reforço das suas capacidades para ataque ao solo, sem diminuir o seu potencial interceptação e superioridade aérea, rebatizado de F-1M (modernizado).

Algumas destas aeronaves estavam estocadas e já tiveram problemas com ferrugem (veja reportagem do El pais neste link) e são "quase" equivalentes aos Mirage 2000 que o Brasil adquiriu recentemente da França. Com a vantagem de poderem disparar misseis Exocet e bombas a laser. Estas aeronaves ja foram oferecidas a Força Aérea Argentina e agora ao Equador. A vantagem do equador sobre a argentina em utilizar estas aeronaves, reside no fato que o País já utiliza o aparelho (Mirage F1) desde os anos 80 e portanto já possui o "ferramental" e o pessoal capacitado na manutenção das aeronaves.

Dados gerais do Mirage F1 espanhol modernizado:
Tal como o F-1CT francês, o C-14m incorporou o sistema de navegação inercial Ulisse 47, SAGEM, um computador host M182XR Dassault Electronique, um HUD holográfico panorâmico VE120 Thales, um pOD laser rangefinder do TRT TMV630A Thales sob o nariz. A área central sob a fuselagem também foi reforçada para exercer uma lagoa auxiliares 2.200 litros de combustível externo.

A Modernização para o padrão M deu aos MIRAGE F1 espanhóis a capacidade de lançar o míssil ar-mar Exocet AM-39, na configuração de ataque marítimo, vários mísseis e bombas guiadas de precisão para ataque ao solo, e os mais modernos mísseis ar - Ar AIM-9M Sidewinder.

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Houve também a incorporação de um nova aviónica integrada com computadores alfa-numéricos MIL-1553-B shud, nova cabine totalmente re-projetada com telas LCD, navegação inercial / GPS, computadores missão digital caixa compatibilidade electromagnética, dados central , Caixa de interligação com o radar radiolatimetro, além de visão visão noturna.

O radar Cyrano IVM pode ser utilizado para alvos ar-ar e ar-terra, é dotado de um sistema de planejamento missão (Sipman). Foram também incorporadas um novo equipamento de rádio e IFF, novos equipamentos de guerra eletrónica e alerta as ameaças ALR-300, chaff e lançador Flare ALE-40.