
Segundo protótipo do turboélice avançado ficará exposto ao lado do primeiro Bandeirante
Por Airway
A Embraer entregou o segundo protótipo do CBA-123 ao Museu da Aeroespacial da FAB na última sexta-feira. O turboélice avançado foi restaurado para comemorar os 40 anos da fábrica brasileira.
Curiosamente, o CBA-123, também chamado de Vector, foi criado para substituir o próprio Bandeirante, mas se mostrou uma aeronave muito cara de operar, embora de concepção avançada - os motores eram posicionados no modo "push" e possuíam seis pás nas hélices.

Turboélice EMB 121 foi o primeiro avião pressurizado da empresa
Por Airway
Como parte das comemorações pelos seus 40 anos de existência, a Embraer restaurou o PP-ZXI, protótipo do EMB 121 Xingu. Primeiro turboélice pressurizado da empresa, o Xingu tinha um belo design e poderia ter feito uma carreira promissora. No entanto, apenas 105 aeronaves foram construídas.
O aparelho foi restaurado pelos estudantes do Senai de São José dos Campos e seguirá para o Museu da Aeronáutica, no Campo dos Afonsos, RJ. Este ano, inclusive, marca os 30 anos da certificação do modelo, que serviu como laboratório para o projeto do EMB 120 Brasília.
O trabalho de restauração iniciado pela Embraer já recuperou o segundo protótipo do Bandeirante e os dois únicos CBA 123, turboélices avançados que foram desenvolvidos em conjunto com antiga FAMA argentina e que não entraram em produção.
0 Comentários