S-3 Viking para a Aviação Naval Uruguaia ?
By Vinna com informações de Defensa.com, Defesanet e Blog do Poder Naval
Segundo a Revista Defensa, a Aviação Naval Uruguaia iniciou gestões junto ao governo americano no sentido de incorporar três ou quatro aviões patrulha marítima "Viking" recém aposentados pela marinha norte americana – US Navy e atualmente armazenados em AMARC. Se confirmado, será a primeira vez que a Marinha Uruguaia disporá de aeronaves de maior autonomia, e maior capacidade antisubmarina que as atuais aeronaves em uso (Tracker e Casa C-212).
Durante a XIV Feira Internacional do Ar e do Espaço (Fidae 2006) em Santiago a Us Navy ofereceu enviar de graça aviões de patrulhamento e ataque aos países do Cone Sul, segundo a revista aeronáutica "Jane's". A época a publicação sustentou que mais de cem aviões teriam sido oferecidos oficialmente de forma gratuita às marinhas do Brasil, Argentina, Peru e Chile. A época fontes ligadas a Marinha chilena confirmaram o oferecimento, embora tenham negado a escolha desta aeronave, especialmente pelo fato de existem outras opções para a instituição.
Os Viking, foram concebidos nos anos setenta e modernizados nos oitenta, e são utilizados missões de patrulha, controle marítimo e ataque, e podem alcançar uma velocidade máxima de 800 Km/h. Têm uma autonomia de 7,3 horas, um peso de combate de 20 toneladas e podem ser equipados com quatro torpedos anti-submarino, ou quatro mísseis anti-navio "Harpoon".
Há ainda o interesse em incorporar uma quantidade semelhante de Beechcraft T-34, para reforçar a atual frota. Além de um ou dois Beechcraft King Air B-200 e C-12. A Armada uruguaia pretende ainda incrementar a quantidade de helicópteros BO-105.
Nota 1: Caso ocorra a transferência dos S-3 Viking, entendemos que a Marinha Brasileira poderia avaliar a chance para o Viking a bordo do Navio Aeródromo São Paulo, no lugar do S-2 Tracker. Com clara vantagem em termos de manutenção e performance do S-3 sobre os S-2 Tracker que mesmo com motores turbo hélice tem problemas de disponibilidade para o vôo, por conta de peças e componentes que estão cada vez mais difíceis de obter no mercado (observar situação dos Turbo Tracker de Taiwan).
Nota 2: A informação tem ainda um peso maior uma vez que o bom blog poder naval recentemente anunciou com exclusividade (mas ainda não confirmada) que a Marinha Brasileira - MB deverá adquirir 5 células de aeronaves S-2 Tracker dos EUA que estão estocadas no deserto e teriam garantia de vida útil de mais 20 anos. Segundo a mesma fonte existiria a opção para a compra de mais 3 aeronaves do tipo. Da encomenda de cinco aviões, 3 serão convertidas em AEW e duas para COD (Carrier Onboard Delivery) e também em reabastecedores aéreos. A mesma fonte da conta que a MB tenta obter financimanto para a aquisição de um segundo lote de 4 unidades de helicópteros Seahawk. O primeiro lote, também de 4 aeronaves tem entrega prevista para 2011.
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