Navio Anfíbio da Marinha dos EUA chega ao Rio de Janeiro

Fonte: Consulado dos EUA no Rio de Janeiro (texto) Luiz Carlos Padilha (fotos) - Via Defesa Brasil

Embarcação que será comissionada no final de outubro faz escala técnica na cidade; Veja a galeria de fotos.
USS Makin Island com o Pão de Açúcar ao fundo. Foto: Luiz Carlos Padilha

USS Makin Island com o Pão de Açúcar ao fundo. Foto: Luiz Carlos Padilha

Rio de Janeiro – Chegou hoje ao Rio de Janeiro o navio anfíbio USS Makin Island (LHD 8), unidade recém-construída e incorporada à frota da Marinha dos EUA. A Cidade Maravilhosa é a primeira escala da embarcação a caminho de San Diego, na Califórnia, onde será comissionada no final de outubro.

“O Makin Island é o primeiro navio da Marinha dos EUA equipado com turbinas a gás e um sistema de controle elétrico, semelhante ao de um automóvel bicombustível, e é o primeiro navio Anfíbio a substituir caldeiras a vapor por turbinas a gás,” afirmou o Comandante do Makin Island, Capitão Bob Kopas.

Construído principalmente para transportar fuzileiros em qualquer zona de combate, o USS Makin Island dispõe de todos os elementos para posicionar, comandar e oferecer suporte a um pelotão de até dois mil fuzileiros num ataque por terra e ar. Em termos de infra-estrutura médica, o USS Makin Island só perde para os navios-hospitais da Marinha dos EUA, o USNS Comfort e o USNS Mercy, sendo totalmente aparelhado para ajudar em missões humanitárias e em desastres naturais.

O Makin Island fará outras duas escalas, no Chile e Peru. A chegada do navio ao seu destino final está prevista para setembro e o comissionamento, para o dia 24 de outubro, quando será oficialmente incorporado à frota da Marinha dos EUA. A embarcação levou seis anos para ser construída pelo estaleiro Northrop Grumman.

Na quinta-feira, dia 6 de agosto, às 11 h, o USS Makin Island abre suas portas para a imprensa. Após a visita ao navio, o Comandante da embarcação, Capitão Bob Kopas, conversará com a imprensa credenciada.

Veja a galeria de fotos: