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Foi nomeado Yak-7DI, e tinha raio de alcance de 1.310 km usando o motor Klimov M-105PF de 1.260 hp (o do Yak-7B era 900 km). O novo caça entrou em produção na fábrica nº153 em Novosibirsk com a designação Yakovlev Yak-9. Os primeiros exemplares de série eram propelidos por motores M-105PF resfriados a água e propulsores controláveis VISH-61P. Diferiam do protótipo apenas por apresentar portas de trem de pouso inteiriças, capota convexa levemente movida para a frente, tomada de ar do supercharger retangular nas raízes das asas, mira mecânica e cabos de controle duplos. O Yakovlev Yak-9 tinha dois tanques de combustível com capacidade total de 320 kg.
OUTRAS VERSÕES
O desenvolvimento era contínuo no escritório da Yakovlev e no inverno 1942-1943 surgiu o Yak-9T anti-tanque. O modelo foi oferecido para avaliação e completou os testes em 4 de março de 1943 com o piloto V. Chomyakov. Foi-lhe inserido um poderoso canhão NS-37 de 37 mm com 52 tiros. O Yak-9T tinha frente reforçada, capota recuada em 4 cm, capacidade de combustível ampliada para 330 kg e o novo propulsor VISH-105 SV. Comparado ao Yak-9, a performance do anti-tanque mostrou apenas uma leve perda na razão de subida. No total, 2.748 Yak-9Ts foram produzidos na fábrica nº153 de março de 1943 até junho de 1945.
A adição de tanques extras e ampliação do tanque de óleo foram modificações introduzidas no Yak-9D. Com o mesmo armamento do Yak-9, a versão D apresentava raio de ação de 1.360 km. No entanto, por causa do fraco equipamento de rádio, o Yak-9D era proibido de voar com os tanques cheios, o que acontecia somente em missões de escolta de longo alcance. 3.058 Yak-9Ds foram produzidos de março de 1943 até junho de 1946. O Yak-9P tinha um segundo canhão de 20 mm no lugar de uma metralhadora UBS. Foi entregue para testes em 17 de março de 1943, terminando os mesmos em 8 de abril. No final, o modelo foi reprovado devido a uma dificuldade de mira.
A versão Yak-9PD usava o motor M-105PD com supercharger E-100V para melhorar a performance em grandes altitudes, onde ainda apanhavam dos alemães. O tipo foi testado com 12º Grupo de Caça da Guarda Vermelha, com resultados desapontadores. Em 1944, o Yak-9U foi criado. Subia a altitudes de 12.800 m e até mesmo 13.500 m. Equipado com um motor M-106PV, atingia 620 km/h a 10.500 m. Levava 25 minutos para chegar a 11.000 m. O Yak-9U entrou em produção e voou até o fim do conflito sem ganhar grande experiência de combate. Com o motor Klimov M-107A de 1.650 hp, o Yak-9U foi testado em 28 de dezembro de 1943. Em 20 de abril de 1944 os testes foram concluídos e a versão entrou em produção, totalizando 3.921 exemplares entre abril de 1944 e agosto de 1945. Conseguia a velocidade de 575 km/h ao nível do mar e 672 km/h a 5.000 m. O único problema era o motor que superaquecia com facilidade e requeria refrigeradores potentes.
O reconhecedor Yak-9R tinha uma câmera AFA-IM na fuselagem ventral. Foi produzido na fábrica nº166 de Omsk em 1943. Testes comprovaram que o Yak-9R era mais eficiente contra defesas aéreas pesadas do que o Petlyakov Pe-2. Para melhorar o alcance do Yak-9D, a aeronave foi testada com oito tanques, seis internos e dois externos. Daí surgiu o Yak-9DD, que tinha o surpreendente alcance máximo de 2.285 km! De maio de 1944 até setembro de 1945, 339 Yak-9DDs foram construídos.
HISTÓRICO OPERACIONAL
Quando o Terceiro Reich invadiu a União Soviética em 22 de junho de 1941, o comandante da Luftwaffe, Hermann Goering, assegurou aos generais que podia destruir a defesa aérea russa em semanas. E quase conseguiu. Pega de surpresa, a V.V.S. foi dizimada no ar e no solo durante a Operação Barbarossa. Transferindo seus escritórios e fábricas para leste dos Urais, Alexander Yakovlev começou a trabalhar no Yak-9 em 1942. Eventualmente, devido à sua robustez, estabilidade e simplicidade, 16.769 Yak-9s foram produzidos de 1942 até 1948.
Como outros caças soviéticos do período, o Yak-9 era ainda inferior ao Messerschmitt Bf 109 e o Focke-Wulf Fw 190, que tanto combateram. Porém, aqui vai um comentário de um piloto alemão que voou no front leste e sobreviveu à guerra: "O Yak não era rival para o Bf 109, mas sempre haviam tantos... Eles atacavam como um enxame de abelhas quando aparecíamos."
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Tripulação: 1
Comprimento: 8,55 m
Envergadura: 9,74 m
Altura: 3 m
Área alar: 17,2 m²
Peso vazio: 2.350 kg
Peso cheio: 3.117 kg
Motor: 1× Klimov M-105 PF V-12 de 1.180 hp (880 kW)
Velocidade máxima: 591 km/h
Alcance: 1.360 km
Teto operacional: 9.100 m
Armamento: 1x canhão ShVAK de 20 mm, 2× metralhadoras UBS de 12,7 mm
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