Barrichello terá de repetir feito de Piquet

Fonte: Clicrbs

Em 1983, Nelsão estava a 15 pontos e Prost a três corridas

Para conquistar o título mundial deste ano, Rubens Barrichello, além de vencer, terá de contar com a sorte. Afinal, a três provas do fim do campeonato, está 15 pontos atrás de Jenson Button, que chegou uma posição à sua frente no GP de Cingapura. Ele terá de repetir um feito de Nelson Piquet para se tornar o quarto brasileiro campeão mundial de Fórmula 1.

Em 1983, Piquet, que pilotava pela Brabham, estava exatamente a 15 pontos do líder Alain Prost, da Renault, a três provas do fim. Venceu duas vezes seguidas (Monza e Brands Hatch) e foi o terceiro na última corrida (Kyalami). E, além do fantástico desempenho, contou com duas quebras de Prost, que só marcou seis pontos com um segundo lugar na pista inglesa.

A situação de Barrichello é ainda mais delicada porque na fase final da temporada de 1983 havia uma predominância de Brabham e Renault, enquanto agora, além da Brawn, outras equipes estão tendo um bom desempenho, como Red Bull, McLaren e Ferrari, que tendem a andar bem nos três circuitos restantes do campeonato (Suzuka, Interlagos e Abu Dhabi).

Além de Piquet, outro campeão improvável foi Kimi Raikkonen, em 2007. Na ocasião, o finlandês partiu para as últimas duas corridas do ano com 17 pontos de desvantagem em relação a Lewis Hamilton. Venceu na China e no Brasil e contou com erros do inglês nas duas provas para levantar o título.