Caças são para a defesa da integridade do País, diz Lula

Fonte: Terra

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu nesta sexta-feira a compra de caças pelo governo federal. Lula afirmou, em entrevista à rádio Guaíba, que os aviões deverão garantir a integridade do País.

"Não gastamos dinheiro com as Forças Armadas, gastamos dinheiro para a defesa da integridade deste País", disse o presidente. Lula assina nesta sexta-feira a ordem de serviço de início das obras da BR-448, conhecida como rodovia do Parque, e a duplicação da BR-392, entre Pelotas e Rio Grande, ambas no Rio Grande do Sul.

Empresas de três países disputam o contrato do projeto FX-2: Estados Unidos, França e Suécia. Na quinta-feira, o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, negou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tenha telefonado ao presidente Lula e oferecido garantias de transferência de tecnologia para que o Brasil escolhesse comprar da americana Boeing aeronaves caça F-18 Super Hornet, ao contrário do que disse o jornal francês Les Echos.

O governo já indicou preferência pela proposta francesa, que tenta vender os caças Rafale. Contudo, na quinta-feira, os suecos afirmaram que o Brasil poderá comprar os aviões Saab Gripen NG pela metade do preço.