https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvizdIHFJx_0QoYmRQ7RxVtTn5kEfyzubV7dOtHgYygdG4wswVhsypLJdxXZPt_4jY_iv8b5E6_6IQc8C-RUEwx9GQGv0UNJO2OK0KlhU91ybgiVBWj2RCXnlC2w_aVIAl2UZoR6-bmqtY/s400/rafale_FAB.jpg
Colisão em voo é hipótese provável em acidente com Rafale

Da France Presse - Via G1

A Marinha francesa informou nesta sexta-feira que a hipótese mais provável para explicar o acidente de dois caças Rafale, que o governo da França quer vender para o Brasil, no Mediterrâneo na quinta-feira é a de uma colisão em pleno voo.

"O piloto resgatado contou o que aconteceu e a hipótese mais provável é a de uma colisão em pleno voo", declarou à AFP o capitão de fragata Bertrand Bonneau, do Serviço de Informação e Relações Públicas da Marinha (Sirpa-Marine).

As buscas prosseguem nesta sexta-feira para encontrar o segundo piloto.

Os dois caças Rafale estavam a 60 km do porta-aviões "Charles de Gaulle", para o qual retornavam, quando caíram na quinta-feira no Mediterrâneo perto da cidade de Perpignan, sul da França. O piloto de um deles foi resgatado no mar.

O ministro francês da Defesa, Hervé Morin, determinou a abertura de uma investigação para descobrir as causas do acidente.

http://frenchnavy.free.fr/aircraft/rafale/images/rafale-014.JPG

O acidente aconteceu no momento em que o Rafale, fabricado pela francesa Dassault, que nunca foi vendido ao exterior, é considerado o caça favorito em uma licitação aberta pelo Brasil.

A Dassault Aviation não fez comentários.

Os dois pilotos envolvidos no acidente eram pilotos de teste, segundo Bonneau, que não revelou a patente nem a identidade dos mesmos.

O piloto desaparecido tinha 5.000 horas de voo e 45 anos. O segundo, que conseguiu se ejetar do caça com ferimentos leves, tem 40 anos e 3.000 horas de voo.