A partir de dezembro de 2009, começarão a pousar nas pistas do Aeroporto Internacional de Brasília os aviões da Clean Air Transportes Aéreos
Daniel Gonçalves - Correio Braziliense - Via: O Imparcial
A partir de dezembro de 2009, começarão a pousar nas pistas do Aeroporto Internacional de Brasília os aviões da Clean Air Transportes Aéreos, primeira companhia tipicamente brasiliense.
Com voos diários, a empresa fará três rotas, ligando Brasília a Natal, Porto Alegre e Manaus. As operações aéreas da empresas começarão com aeronaves L410 de fabricação tcheco-russa com 19 assentos, dois Tu-204 com capacidade de até 210 passageiros e um cargueiro.
Mas tudo indica que já a partir dos primeiros meses de 2010 a Clean Air pode alçar voos mais altos.
O diretor comercial da nova empresa, Mohamad Said, guarda a sete chaves algumas novidades, que segundo ele, serão repassadas no seu devido tempo.
"Dois novos aviões da Ilyshin Finance Corporation (IFC), companhia russa, serão entregue a cada ano", explicou Said.
Um pré- contrato assinado entre a Clean Air e a IFC já garantiu oito aeronaves a nova empresa. São dois IL96-300 que utilizará até 310 assentos que serão utilizados em vôos internacionais, quatro Tu-240 (modelos CE e CME) com até 210 assentos, para os vôos domésticos.
Grande parte dos assentos serão destinados à classe executiva. A Clean Air também comprou dois cargueiros da companhia russa.
Não foram revelados os valores do contrato, mas Said informou que os aviões russos estão com preços 35% mais barato que os encontrados no mercado internacional.
Treinamento russo
Em novembro, uma equipe de pilotos e demais tripulantes partirão para Moscou para serem treinados nas aeronaves compradas pela Clean Air.
Após o treinamento, a equipe retornará ao Brasil trazendo os aviões que serão utilizados nos primeiros vôos da nova empresa.
Em fevereiro de 2010, uma outra equipe receberá treinamento no IL 96-300, que estará operando no Brasil no mês seguinte, provavelmente em voos internacionais.
A agência de notícias Comex-DF, voltada aos segmentos diplomático e de comercio exterior, anunciou que a partir de dezembro deste ano, começarão a pousar nas pistas do Aeroporto Internacional de Brasília os aviões da Clean Air Transportes Aéreos, primeira companhia brasiliense. Com voos diários, a empresa faria três rotas ligando Brasília a Natal, a Porto Alegre e a Manaus e as operações começariam com aeronaves L410 de fabricação tcheco-russa com 19 assentos, dois Tu-204 com capacidade de até 210 passageiros e um cargueiro. A matéria indicava como fonte o diretor comercial da nova empresa, Mohamad Said.
A assessoria de imprensa da Agência Nacional de Aviação Civil informou que as áreas técnicas responsáveis pelos processos de autorização para as companhias requerentes desconhecem a notícia e que não houve nenhuma entrada de processos relacionados à Clean Air. A agência acrescenta que o trâmite para que uma empresa aérea comece a voar é demorado, o que já inviabilizaria o incício das operações de uma nova empresa até dezembro.
3 Comentários
Obrigado!
CMS Paulo
"Ares de Rússia no Espaço Aéreo do Brasil
No encontro do Presidente Russo Medvedev com o Presidente Lula, durante o evento do BRIC, que começa amanhã (15) no Palácio Itamaraty, um dos assuntos que devem ser tratados com o governante brasileiro é a certificação de aeronaves russas de última geração (TU-204 e IL-96) para operação na aviação civil, em uma nova Aérea brasileira (Clean Air Transportes Aéreos). O assunto promete bons frutos com esta negociação “de peso”. Esperamos, novos e bons tempos para o segmento com a chegada da mais nova Companhia Aérea Brasileira, com mais conforto, bons preços e sem abrir mão de muita segurança..."
Comissário Messias