O Primeiro Cheetah foi apresentado em 1986, e era na prática um Mirage-III dos que a África do Sul tinha ao serviço, equipado com sistemas mais modernos. A segunda série de caças Cheetah, versão C e D (monoplace e biplace respectivamente) foram totalmente produzidos na África do Sul.
Força Aérea Equatoriana negocia a compra de 12 caças Denel Cheetah
A Força Aérea Equatoriana negocia a compra de 12 caças Denel Aviation (ex-Atlas Aviation) Cheetah C (versão do Mirage III similar ao Kfir modificado na África do Sul.), confirmou ontem que o ministro da Defesa Equatoriano, Javier Ponce.
Esta frota de aeronaves, de origem francesa e modificada na Africa do Sul com tecnologia comprada de Israel deverá renovar a frota de antigos aviões supersônicos que o Equador opera a mais de 30 anos. A escolha pelo Cheetah se deu após a apreciação de propostas apresentadas pela Espanha e Chile que superaram o orçamento para a modernização da frota equatoriana. A especula-se que a aquisição pelo Equador dos Cheetah colocaria sua aviação de caça em um patamar superior ao de Colômbia e Peru.
(Conforme já tínhamos anunciado) Em 26 de agosto, representantes da empresa Sul Africana Denel Aviation renovou a oferta durante uma visita à base aérea de Cotopaxi (Latacunga), durante uma visita as instalações de manutenção da Força Aérea do Equador com o fito de verificar a infra-estrutura alocada no local e se esta é satisfatória para propiciar a manutenção dos aviões Cheetah.
Esta frota de aeronaves, de origem francesa e modificada na Africa do Sul com tecnologia comprada de Israel deverá renovar a frota de antigos aviões supersônicos que o Equador opera a mais de 30 anos. A escolha pelo Cheetah se deu após a apreciação de propostas apresentadas pela Espanha e Chile que superaram o orçamento para a modernização da frota equatoriana. A especula-se que a aquisição pelo Equador dos Cheetah colocaria sua aviação de caça em um patamar superior ao de Colômbia e Peru.
(Conforme já tínhamos anunciado) Em 26 de agosto, representantes da empresa Sul Africana Denel Aviation renovou a oferta durante uma visita à base aérea de Cotopaxi (Latacunga), durante uma visita as instalações de manutenção da Força Aérea do Equador com o fito de verificar a infra-estrutura alocada no local e se esta é satisfatória para propiciar a manutenção dos aviões Cheetah.
Os Cheetah C foram desativados pela África do Sul em 2008, depois que o país recebeu os primeiros JAS-39 Gripen. Entretanto os aviões foram atualizados e têm uma aviônica moderna, similar ao do Kfir CE de Israel, que estão atualmente em operação no Equador. A decisão da aquisição está prevista para dezembro e é orçado um investimento inicial de 35 milhões de dolares.
Fabricado na África do Sul, pela empresa ATLAS, hoje Denel, o Chetaah é uma versão do Mirage-III construida sob licença na África do Sul. O desenvolvimento e entrada ao serviço do Chetaah, é resultado do isolamento internacional da África do Sul que se seguiu à saída dos portugueses de Angola e de Moçambique em 1975 e ao embargo internacional que se seguiu em 1977 em razão da política do Apartheid.
A atualização dos Mirage para o padrão Cheetah foi empreendida pela Denel Aviation e envolveu a renovação completa da parte inferior da estrutura, a implementação de canards, dois pontos duros adicionais afixação de armas, sonda de reabastecimento em voo, novos assentos ejetáveis, e modificações no motor para torná-lo mais potente, além de aviônicos bem mais sofisticados, radar, suíte de guerra eletrônica e sistema de auto proteção.
Mirage 50 DV da Venezuela - Conforme especulei AQUI Chavez cedeu os caças ao Equador
Paralelamente às negociações em curso, nesta semana a FAE recebeu uma oferta de doação de seis ou dez Mirage 50EV/DV usados da Venezuela, entretanto o país ainda não decidiu se vai aceitá-la.
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