Rafale F-3 Dassault (França)
Raio de combate 1.800 km
Velocidade máxima 2.100 km/h
Motores 2 (sNeCMa M882)
Peso máximo de armamentos 8 toneladas
Ponto forte: Foi muito usado no Afeganistão, além disso o Brasil já tem aliança na área com a França: está comprando helicópteros e submarinos e o avião possui versão naval capaz de ser usada pela marinha no porta aviões São Paulo. Ponto fraco: É apontado por especialistas como o mais caro e só a França usa o equipamento.

FAB pede informações sobre queda de caças franceses

Fonte: Terra

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta sexta-feira ter solicitado à empresa francesa Dassault, fabricante dos caças Rafale, que envie informações sobre a investigação do acidente envolvendo duas aeronaves da marca à comissão brasileira responsável pela compra de 36 aviões de guerra. O governo brasileiro tem os caças Rafales como favoritos na concorrência, que envolve a americana Boeing e a sueca Saab.

Os dois caças caíram no mar durante um voo de teste, após terem decolado do porta-aviões Charles de Gaulle. Um piloto foi resgatado no mar e outro ainda está desaparecido.

O Brasil tem o caça como favorito porque o presidente francês, Nicolas Sarkozy, ofereceu transferência de tecnologia ao País. A FAB informou que o acidente não interferiu nas negociações.

A disputa para que o Brasil anuncie a empresa que irá fornecer os caças à FAB se intensificou nos últimos dias com notícias, depois desmentidas pelo governo brasileiro, de que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, teria telefonado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e oferecido garantias de transferência de tecnologia para que o Brasil escolhesse comprar da americana Boeing aeronaves caça F-18 Super Hornet.

No feriado do dia 7 de Setembro, Sarkozy veio ao Brasil e Lula chegou a dar como certo o acordo entre Brasil e França. Depois, o governo acabou dando prazo para que as três empresas apresentem suas propostas até o dia 2 de outubro. Nesta semana, em entrevista a emissoras francesas, Sarkozy afirmou que o contrato "será assinado".

Acidente com caças franceses pode
beneficiar Brasil na compra de novos aviões


TV Estadão





Em entrevista à Giulianna Correia, da TV Estadão, o especialista Roberto Godoy diz que queda dos dois caças do modelo Rafale pode beneficiar negociações para o Brasil na compra de novos caças para FAB