FIA confirma volta da Lotus à Fórmula 1 em 2010
Do UOL Esporte

A equipe Lotus foi confirmada nesta terça-feira no grid da temporada de 2010 da Fórmula 1. A escuderia assumiu a 13ª vaga aberta pela FIA. A volta do time será bancada por uma parceria do governo da Malásia com um consórcio de empresários daquele país.

A FIA informou que o diretor técnico será Mike Gascoyne, que tem mais de 20 anos de experiência na categoria e já trabalhou com Force India, Toyota, Renault e Jordan.

Nova Lotus

A equipe vai usar motores Cosworth e será chamada de 1Malaysia F1 Team. Mesmo assim, será a volta da Lotus ao grid da Fórmula 1 pela primeira vez desde 1994. As outras novas equipes que estão confirmadas no grid em 2010 são Manor, Campos e USF1.


A Lotus estreou na categoria em 1958 e fechou suas portas nos anos 90. A escuderia teve seu auge nos anos 60 e 70, tendo conquistado sete títulos de construtores e seis de pilotos em sua história. Foi com esse time que o brasileiro Ayrton Senna conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1, no GP de Portugal em 1985.

O time vai inicialmente usar sede em Norfolk, no Reino Unido, em uma área próxima à fábrica de carros da Lotus. Mas o desenvolvimento será feito no circuito de Sepang, na Malásia, casa da SDN BHD, que tem Tony Fernandes como diretor.

Fernandes é o fundador e presidente da companhia investidora, e também proprietário da Air Asia. O empresário de 45 anos é o 15º homem mais rico do país, segundo a lista da Forbes divulgada neste ano.

A entidade máxima do automobilismo informou que, dada a incerteza quanto ao futuro da Sauber, esse time ficará com uma possível 14ª. A BMW anunciou nesta terça que vendeu a escuderia para um grupo suíço. Para aumentar o número de equipes para 14, a FIA informou que vai consultar as outras escuderias a respeito de uma possível alteração de regras apropriada para a mudança dos 20 atuais para 28 carros no grid.