USS Missouri passará por reformas em estaleiro
Fonte: York Daily Record, 30 de agosto de 2009 Via: Sala de Guerra
Fonte: York Daily Record, 30 de agosto de 2009 Via: Sala de Guerra
O “Poderoso Mo”, o couraçado da Segunda Guerra Mundial mais conhecido por ter sediado a rendição formal do Japão em 1945, está indo para reparos num estaleiro.
O USS Missouri, agora uma belonave descomissionada chamada de Memorial do Couraçado Missouri, deixará seu local histórico no Battleship Row em Pearl Harbor, no próximo outubro.
O deslocamento acontecerá logo após o navio sediar uma cerimônia marcando os 64º aniversário da rendição japonesa. Pelo menos 20 veteranos da guerra deverão comparecer, incluindo o sobrevivente do ataque a Pearl Harbor Edward Borucki, de 89 anos.
“É uma jornada sentimental”, disse Borucki, que perdeu 33 colegas quando bombas e torpedos japoneses atingiram o USS Helena.
O navio de 65 anos está em boa forma, mas ainda precisa ir para o estaleiro de Pearl Harbor para reparos, porque a ferrugem está protuberante nas áreas com pintura desgastada, e a madeira do convés está entortando em alguns lugares.
O exterior do navio deverá receber jatos de areia para remoção da pintura, e será repintado numa reforma que está orçada em US$ 15 milhões – tudo pago pelos fundos de reserva do Memorial e por uma verba do Departamento de Defesa.
“A ferrugem nunca dorme, eles dizem”, disse Michael Carr, presidente do Memorial. “É um trabalho grande. Tem que ser feito”.
A maior parte do trabalho será feita após o navio ser colocado numa doca fechada, cuja água será drenada. Isso permitirá que os trabalhadores pintem todo o casco, até as partes que normalmente ficam submersas. Alguns dos reparos já começaram, no píer.
O Memorial já começou a avisar as operadoras de turismo do Havaí que irão fechar a atração por três meses, começando em meados de outubro. A belonave histórica deverá retornar ao seu lugar de destaque no começo de janeiro. Mais de 400.000 pessoas visitam o navio todo ano.
O “Poderoso Mo” foi lançado em 1944 e lutou nas batalhas de Iwo Jima e Okinawa. Foi descomissionado em 1955, mas revivido nos anos 80 – depois teve a distinção de disparar os primeiros tiros da Guerra do Golfo em 1991.
Hoje, o navio está ancorado a apenas algumas centenas de metros do USS Arizona, couraçado afundado pelos japoneses em 7 de dezembro de 1941, com mais de 1.100 marinheiros e fuzileiros a bordo.
“A posição próxima dos dois couraçados é exatamente para representar um símbolo dinâmico do início e do fim da Segunda Guerra Mundial, e todos os sacrifícios que foram feitos nesse meio”, disse Carr.
0 Comentários