Exercito do Ar Espanhol avalia o Hawker Beechcraft T-6B Texan II

By Vinna com informações do Defensa.com

Desde o início de setembro a Espanha submete a testes e ensaios de voo uma aeronave de treimanmento Hawker Beechcraft T-6B Texan II, dentro do programa de avaliação das aeronaves que nada mais é que o prelúdio para uma cogitada substituição da frota de treinadores atualmente em serviço no Academia Geral do Ar.


Foto: T-35 Pillan

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYth0LlmQc-sSF8lCrM1tR8CE_2QOTf-aQBAynq2EwjEHvAA_HrheDbo5Jt1nWmhhFaPLd4Mb7cmdNtAQaXpifuJP3K8105Moz_ySDlfanApKlHlSY8OAIhBqjXf9EX3LMnqhbsmXPnYnu/s400/_0bofor57mm.jpg
C-101 Aviojet


A idéia é substituir as aeronaves T-35 Pilan e o C-101 Aviojet atualmente em uso na Força Aérea Espanhola por um unico tipo de aeronave treinadora. Além disso em razão da salinidade (baseadas na base de San Javier a beira do mediterraneo) em que estão sujeitas estas aeronaves e o avançado tempo de uso (mais de 25 anos) indicam a necessidade de substituição das mesmas face a baixa disponibilidade das mesmas. Assim, o Exercito do Ar Espanhol iniciou a análise de aeronaves turbo hélice treinadoras e para tanto ja avaliou o Pilatus PC-21 e agora avalia o Hawker Beechcraft T-6B Texan II.

Nos aqui no Brasil ja vivemos este "filme" quando o Super Tucano iniciou o ciclo de substituir o MB-326 /AT-26 Xavante e o EMB 312/T-27 Tucano na função de treinador de Pilotos. Quando será que o Exercito do Ar Espanhol em algum momento avaliará o Super Tucano? Ou será que vamos perder mais uma para o Texan II ?