A operação dos caças Mirage é bastante cara, mas com um número de aeronaves de reserva para «canibalizar», o Equador poderá tornar menos difícil e complexa a manutenção da operacionalidade da força. Para tanto o País negocia um lote de caças com o Chile e outro lote dos Cheetah da Africa do Sul.

Relatório recomenda o recebimento pelo Equador dos Mirage 50 da Venezuela

By Vinna Com informações do Blog do FAV CLUB

Equador avalia receber pelo menos quatro aeronaves Mirage 50 cedidos pela Venezuela, depois de receber um relatório preliminar que recomenda o recebimento dos Mirage -50 EV. Anunciou o ministro da Defesa equatoriano, Javier Ponce.
[_0DelgadoCorredorA.jpg]
Mirage 50 DV da Venezuela - Conforme especulei AQUI Chavez cedeu os caças ao Equador
A Venezuela adquiriu à França um total de 18 caça-bombardeiros deste tipo à França.
Tratou-se de aeronaves Mirage-5 que foram modernizadas para o padrão Mirge-50EV. Pelo menos três dessas aeronaves foram adquiridas em segunda mão e convertidas para o mesmo padrão antes da entrega. Especula-se que pelo menos 14 destas aeronaves poderão estar operacionais.

"O relatório da Força Aérea (FAE) recomenda o recebimento da cessão dos Mirage venezuelanos, mas que estes devem ser sejam recebidos, mas considera que é necessário analisar o ferramental disponível (bancadas de teste e peças de reposição). Estes elementos encontram-se exposados no relatório final que será entregue nos próximos dias ", disse o ministro em declarações divulgadas pelo presidente Correa. Segundo ele, os Mirage devem ser utilizados no treinamento de pilotos nos próximos quatro anos.
Fabricado na África do Sul, pela empresa ATLAS, hoje Denel, o Chetaah é uma versão do Mirage-III construida sob licença na África do Sul. O desenvolvimento e entrada ao serviço do Chetaah, é resultado do isolamento internacional da África do Sul que se seguiu à saída dos portugueses de Angola e de Moçambique em 1975 e ao embargo internacional que se seguiu em 1977 em razão da política do Apartheid.

Ponce disse ainda que o governo segue está negociando com a África do Sul a compra de 12 aviões Denel Cheetah C, que exigem um investimento inicial de cerca de 35 milhões de dolares. O Equador confirmou na semana passada que iria comprar 14 Mirage 50 do Chile.