Romênia com Mirage 2000-9 Ex- Emirados Árabes Unidos
By Vinna com informações do ziua.net

A Romênia poderá ser o destino de parte dos caças franceses Mirage 2000-9 que estão em operação nos Emirados Árabes Unidos - EAU caso o país árabe resolva adeqüei o Rafale, segundo informou o Francês "Le Point".

Segundo o jornal os Mirage 2009-9 devem ser recebidos pela frança como parte do pagamento caso se efetive a compra pelos Emirados Árabes Unidos – EAU de 63 aeronaves Rafale. O Negócio so não foi fechado porque a mais de um ano o o governo francês tenta, encontrar um cliente para os Mirage 2000-9.

Segundo a última edição da revista Inteligência On Line, a Romênia mostrou interesse em adquirir os Mirage 2000-9 para estes substituam seus antigos MiG-21 modernizados com aviônica israelense da empresa Elbit.

Os Romenos querem a nova aeronave de combate que entre em operação o mais rápido possível. Entretanto a proposta francesa concorre com a americana que ofereceu lotes de caças F-16 (12 por lote) que seriam submetidos a uma modernização com equipamento de última geração ao custo de 600 milhões de dólares. A opção pelos Mirage 2000-9 pela Romênia esbarra ainda na possibilidade de entrega somente em 2014 ano em que os Rafale devem estar entrando em operação nos Emirados Árabes Unidos.