AH-1W Super Cobra liberado para a Turquia

By Vinna com informações do Zaman Today

O Embaixador Norte Americano na Turquia James Jeffrey, disse na sexta-feira que os E.UA concordaram em vender a Turquia o Helicóptero de ataque AH-1W Super Cobra "Whiskey Cobra", atualmente constante no inventário dos Marines Americanos. Jeffrey confirmou a venda, durante uma conferência de imprensa realizada com um grupo de jornalistas turcos em Ankara. O Embaixador se recusou a falar sobre a quantidade, preços e prazos de entrega dos helicópteros de ataque. A Turquia já possui em seu inventario cerca de 6 helicópteros de ataque cobra de uma encomenda anterior de 12 unidades.

[3314811348_56957b4afe.jpg]

No início deste ano Turquia solicitou a compra de cerca de 10 helicópteros Cobra com o custo estimado em cerca de US $ 1,5 bilhão os EUA. Ante a negativa inicial a Turquia recorreu a Rússia a quem solicitou informações acerca dos Helicópteros Mi-28. Ante o anúncio de fornecimento espera-se que a Turquia abandone as negociações acerca da compra do modelo Russo.


Os Cobras devem ser utilizados pelos próximos 5 anos enquanto a Turquia torna operacional seus próprios helicópteros de ataque Mangusta que produz em conjunto com Agusta Westland da Itália. Ainda durante a coletiva o Embaixador norte americano não soube precisar se os EUA teriam removido a objeção de fornecer veículos aéreos não tripulados Predator para a Turquia.