Eurojet propõe motores de empuxo vetorado para os Typhoon

Tecnologia & Defesa

O grupo europeu Eurofighter, fabricante do caça multi-propósito Typhoon, e a Eurojet, fornecedora de seus motores, estão promovendo entre as nações usuárias da aeronave programas de upgrade do grupo moto-propulsor do modelo, através da instalação de sistemas de vetoração de empuxo. Segundo representantes dessas empresas, a solução trará benefícios operacionais e se pagará ao longo do tempo de utilização, uma vez que a atualização reduzirá os custos do ciclo de vida dos motores.
Motor EJ200 do Typhoon

Equipar os turbo-reatores EJ200 do Typhoon com dispositivos de vetoração de empuxo TVN - Thrust Vectoring Nozzle/TVC - Thrust Vecttoring Control poderia reduzir o consumo de combustível em até 5% e, ao mesmo tempo, aumentar o empuxo supersônico de cruzeiro (supercruise) em 7%.
A ITP, empresa espanhola parceira da Eurojet, vem realizando testes de bancada com o TVN há algum tempo, e a EADS equipou no início deste ano um simulador de voo do Typhoon para avaliar virtualmente as melhorias proporcionadas pela tecnologia. O objetivo, agora, é buscar financiamento para um programa de testes do sistema em voo.
"Corte" no motor EJ200 do Typhoon

Os idealizadores do programa afirmam que o TVN/TVC constitui um importante reforço ao desempenho da aeronave durante o combate quando associado ao sistema de controle computadorizado do caça, melhorando significativamente sua capacidade de sobrevivência e de manobras. Além disso, o TVN/TVC poderá ser usado como recurso de ajuste em situações onde haja a necessidade de transportar um carregamento de armas distribuído de forma assimétrica. Outro beneficio do sistema é a redução de arrasto e a consequente economia de combustível, graças à redução das cargas nas superfícies aerodinâmicas de controle. A Eurojet informou que os trabalhos de instalação do TVN/TVC no motor EJ200 existentes dispensam modificações estruturais, tanto no corpo do turbo-reator quanto na estrutura do Typhoon.