Devido ao recorde de punições no treino de classificação em Suzuka, o regulamento prevê que Rubens só perderá uma posição, enquanto Jenson Button cairá duas
Warm Up - Via IG- Por: VICTOR MARTINS de São Paulo & MARCUS LELLIS de Santos
O tumultuado treino de classificação para o GP do Japão, disputado na madrugada deste sábado (3), provocou uma situação bem inusitada na F1. Devido ao recorde de punições em uma mesma sessão – oito –, estabelecer o grid de largada da prova japonesa virou uma missão de paciência. Nesse ponto, o regulamento da categoria é complicado.
Lendo e seguindo à risca as regras do Mundial, o Grande Prêmio chegou à conclusão de que Rubens Barrichello, mesmo punido, praticamente sairá ileso, perdendo apenas uma posição. O brasileiro deve largar na sexta posição, enquanto seu principal rival pelo título, Jenson Button, provavelmente sairá da nona colocação. A FIA anunciou que só vai divulgar o grid oficial da etapa momentos antes da corrida.
Mark Thompson/Getty Images |
Para entender o caso, é preciso seguir uma série de passos. Primeiro, deve-se ler o artigo que trata de casos específicos como o visto em Suzuka. O artigo 36 sobre o grid diz:
b) Se mais de um piloto não conseguir marcar tempo no Q1, Q2 ou Q3, eles serão colocados na seguinte ordem:
i) qualquer piloto que tentou marcar um tempo de classificação, iniciando uma volta;
ii) qualquer piloto que não conseguir iniciar uma volta;
iii) qualquer piloto que não conseguiu deixar os pits durante o período.
c) Uma vez que o grid for estabelecido conforme a) e b) acima, penalidades nas posições do grid serão aplicadas aos pilotos em questão na ordem das infrações que forem cometidas. Se mais de um piloto receber uma punição nos termos do artigo 28.4a) ou no artigo 28.6a), a preferência será dada ao primeiro piloto cuja equipe tenha informado ao delegado técnico que uma mudança de motor ou caixa de câmbio será realizada.
d) Qualquer piloto que receber uma punição nos termos do artigo 28.4c) virão antes de qualquer piloto cujo tempo de classificação tenha sido excluído, por qualquer motivo.
O Grande Prêmio analisou os documentos emitidos pela FIA sobre o treino no Japão. Na ordem de punições dentro da pista apresentada pela entidade, Fernando Alonso aparece como o primeiro punido, seguido por Barrichello, Button, Adrian Sutil e Sébastien Buemi.
O grid original do GP do Japão foi esse:
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Entra o artigo 36c, então. Após o treino, o primeiro piloto a ser comunicado da punição foi Alonso. Com a demoção de cinco lugares, o grid passaria a ser este:
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Na sequência, Barrichello recebeu a mesma penalidade, o que deixaria as posições de largada desta forma:
O próximo punido foi Button, o que deixaria o grid assim:
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O quarto a receber uma sanção foi Sutil, que faria a tabela de posições ficar desse jeito:
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Por último, nessa sequência, Buemi foi punido. A formação do grid ficaria assim:
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Depois dos cinco pilotos citados, Heikki Kovalainen comunicou os comissários de prova que iria trocar o câmbio, o que lhe faz perder cinco posições. Timo Glock, devido ao acidente sofrido na sessão, que causou muitos danos ao seu carro, terá de largar dos boxes, na 19ª posição. Uma à frente de Mark Webber porque o alemão chegou a treinar, ao contrário do australiano. Já era sabido antes da atividade que Vitantonio Liuzzi também iria trocar o câmbio.
Portanto, o grid final do GP do Japão, se o regulamento for seguido à risca, deve ser esse:
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