http://4.bp.blogspot.com/_PQ_7ZjzHC4A/Sq47jnnJ-OI/AAAAAAAAHUI/_yyuvF6fzVU/s400/f16i_i1.jpg

Forças aéreas de Israel e EUA realizarão manobra conjunta

Da EFE - Via G1

Israel e Estados Unidos iniciam amanhã grandes manobras conjuntas de suas forças aéreas, na quais simularão ataques com mísseis ao Estado judeu e sua detecção em voo através da homologação de seus radares.

O exercício terá a participação do Comando Europeu dos Estados Unidos (Eucom) e do Exército israelense, e durará até 5 de novembro, destaca um comunicado das Forças Armadas de Israel.

Esse é o quinto exercício deste tipo que é realizado a cada dois anos e cujos preparativos começaram há meio ano.

A simulação colocará em prova o sistema Arrow (Hetz) para a interceptação de mísseis, o THAAD (sistema de defesa aérea a grande altitude), uma fragata com o sistema de defesa Aegis, assim como os sistemas antiaéreos Patriot e Hawk, segundo a imprensa local.

Mil efetivos da Eucom e um número semelhante de forças do Exército israelense participarão dos exercícios, assim como um pequeno número de membros das forças do Exército dos EUA na Europa.

O jornal israelense "Yedioth Ahronoth" diz que, durante as manobras, haverá a simulação do lançamento de mísseis de longo alcance de países como Irã, Síria e Líbano, e a realização de um teste de interceptação "ao vivo" de um desses foguetes.

O Governo israelense notificou os países vizinhos sobre as manobras, enquanto o Exército adverte, no comunicado, que "o exercício não é em resposta a nenhum fato em nível mundial".