https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvMWzfwIL-p83m6RJ7Z479oxRzU3DYsF1pNUVHQ6jG-Xbth8rbSehjh-AL4hJPTdaBNrWWk0-KsyVwH2x7KB_TIiF2BdComvUMD-jCWXus5NGDWUM0917XIilCBuvSBSVyPmI-XyMsNxGP/s400/Fx2_finalistas.jpg
Jobim diz que conclusão sobre compra de caças sai até o fim do ano

Fonte: Agência Estado - Via Tribuna do Brasil

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nessa quinta-feira (15), em São José dos Campos, interior de São Paulo, que a compra dos caças do programa FX-2 para a Força Aérea Brasileira (FAB) deverá ser concretizada pelo governo até o fim desse ano.

Jobim participou da cerimônia de certificação do foguete sub-orbital VSB-30 e da queima do propulsor S40M no Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O foguete é o primeiro produto nacional submetido a esse tipo de procedimento no País.

O ministro demonstrou certa simpatia pela proposta da empresa francesa Dassault, que pretende vender ao Brasil o caça modelo Rafale, mas disse que ainda é cedo para qualquer avaliação. "A proposta dos Estados Unidos é problemática, pois os americanos não têm bons precedentes; os suecos querem vender um avião que não existe, com motor americano e peças de outros países", analisou, ao referir-se às ofertas das empresas Boeing, dos Estados Unidos, que fabrica o modelo F-18, e da sueca Saab, fabricante do caça Gripen.

Com relação à França, Jobim afirmou que o País já deu boas demonstrações na transferência de tecnologia para o Brasil, em negócios com submarinos e helicópteros. A transferência de 100% da tecnologia de fabricação dos aviões é fator primordial na escolha do fornecedor dos caças, conforme reforçou o ministro.