O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou hoje que "há uma preferência política" pelo caça francês Rafale, da Dassault. Foi durante audiência concedida nesta manhã no CCBB, atual sede do governo, pelo presidente Lula ao presidente da Assembleia Nacional da França, Bernard Accoyer. A informação foi prestada pela assessoria da Embaixada da França no Brasil.
No encontro, Lula ressalvou, no entanto, que o processo de escolha ainda não está concluído. Bernard Accoyer reforçou a importância da realização do negócio para o reforço da relação entre os dois países.
Lula já havia dado declaração semelhante diretamente ao presidente da França, Nicolas Sarkozy, no dia 7 de setembro, o que acirrou a disputa e obrigou o governo brasileiro a reabrir o processo e permitir que os três concorrentes ampliassem as ofertas já feitas.
Nota: Observe que nesta declaração "politica" o Presidente Lula foi muito mais cuidadoso em externar a questão do Rafale. Será efeito do video do Gripen e das conversas que teve na Suécia, onde o Presidente externou que so conhecia a proposta Francesa?
1 Comentários
O F-18 E/F além de ter seu projeto esgotado (fez 31 anos), impossibilitando desenvolvimento conjunto com nossa indústria. Desaloja, também,o cerne da Proposta Nacional de avanço tecnológico próprio ou, no mínimo, diversificado para que alcancemos um patamar de independência jamais vislumbrado em quaisquer seguimentos nessa área.
O Rafale (e o Sukhoi-35BM, se ainda competisse)trouxeram essa percepção da necesssidade de interfaces, tanto com a Indústria Brasileira, quanto com as Escolas Técnicas e Universidades...além de ser um 4ª++ excelente.
Miguel Junior