Helicóptero abatido: piloto fala sobre incidente

Com uma das mãos queimadas, Marcelo Vaz, o piloto do helicóptero da PM, abatido por traficantes no último sábado, no Morro dos Macacos, falou pela primeira vez com a imprensa. Ele detalhou como foram os momentos dentro da aeronave, depois dela ter sido atingida por vários tiros.



Piloto de helicóptero abatido no Rio diz que pouso forçado ocorreu em 90 segundos

Fonte: Agência Brasil - Via UOL Noticias

O capitão da PM Marcelo Vaz, piloto do helicóptero abatido no último sábado por traficantes no morro São João (zona norte do Rio), afirmou nesta sexta-feira que passaram-se menos de 90 segundos entre o momento em que a aeronave foi atingida pelos tiros e o pouso forçado, em um campo de futebol nas proximidades.

O painel ainda não havia indicado que o avião havia sido atingido, mas eu escutei gritos de que havia fogo e de que havíamos sido alvejados. Eu procurei abstrair, pois a primeira coisa que pensei era que tinha que pousar a aeronave num local seguro", disse.

A declaração foi dada na manhã desta sexta, pouco antes da missa de sétimo dia realizada para homenagear os três policiais que estavam na aeronave e morreram após o pouso forçado, quando o helicóptero pegou fogo.

O capitão afirmou que a aeronave não bateu. "Se tivéssemos batido, eu estaria com fraturas e ninguém teria conseguido sair da aeronave, mas era muito fogo, e isso consumiu o aparelho."

O piloto disse que se desculpou com os familiares dos policiais mortos, já que os militares faziam parte de sua equipe e estavam sob seu comando. Após o pouso, Vaz disse que continuou a ouvir disparos dos criminosos na direção do helicóptero.

Voo

Nesta sexta, o piloto, que teve a mão queimada no acidente, voou de helicóptero pela primeira vez desde os confrontos e disse ter sentido um certo desconforto. "Estou bem física e psicologicamente, apesar de estar tendo que ter entrevistas com a psicóloga do grupamento."

Questionado sobre a segurança para o trabalho dos militares, Vaz apenas respondeu que a Polícia Militar está replanejando sua metodologia e outras estratégias para reforçar a segurança dos policiais e atender os requisitos da atividade.