Segundo a Agencia Reuters em materia de 10/10/2009 O Super Tucano foi mesmo vetado pelo Governo Americano
K-8 Karakorum na Bolivia: Mais um veto dos EUA ao Super Tucano?

By Vinna

Segundo trecho da reportagem “Bolívia diz que comprará jatos chineses para combate às drogas” de lavra do repórter Eduardo Garcia e publicada pelo Jornal “O Globo” no último dia ‎10/10/2009 a Bolívia teria decidido pelos K-8 Karokorum de origem chinesa em razão de um novo embargo de armas imposto pelo governo americano que teria vetado a venda dos EMBRAER 314 – Super Tucano.

Se de fato for confirmado o EMBARGO será a segunda vez que o País é vítima da clausula de transferência de tecnologia dos norte americanos que vetam SEMPRE QUE NECESSÁRIO o repasse de qualquer item, produto, ou bem de consumo que tenha qualquer “traço de desenvolvimento americano, mesmo que o conjunto da tecnologia (como no caso do avião) tenha sido desenvolvido em outro país.

Já se constituiu em uma tradição a iniciativa dos Estados Unidos de não transferir tecnologia. A primeira vez que os americanos vetaram a venda do Super Tucano foi em 2006 quando um lote de 24 Super Tucano (perdemos 230 milhões) e outro de 12 AMX (perdemos US$ 260 milhões) tiveram sua venda EMBARGADA a Venezuela por possuírem componentes daquele país.